Salvador vai intensificar ações de promoção turística no Brasil e na América Latina

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17.06.2019, 15:00:00
Atualizado: 17.06.2019, 20:00:25
(Luan Santos/CORREIO)

Salvador vai intensificar ações de promoção turística no Brasil e na América Latina

Foco é atrair congressos, feiras e eventos ligados ao turismo de negócios, para a capital

Após receber mais de nove milhões de turistas em 2018 e iniciar o ano com cerca de 3,7 milhões, Salvador se prepara para expandir suas ações de promoção para atrair novos visitantes de locais onde não há, ainda, conexão direta com a capital baiana. Uma parceria assinada ontem entre a prefeitura, a Salvador Destination e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih) prevê uma série de atividades para a atração de turistas.

O investimento é de R$ 800 mil. A parceria foi assinada pelo prefeito ACM Neto (DEM), pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, e pelos presidentes da Salvador Destination, Roberto Duran, e da Abih, Glicério Lemos. 

Segundo o gestor municipal, um dos focos é a atração de congressos, feiras e eventos ligados ao turismo de negócios para a capital. “No ano passado, tivemos mais de nove milhões de turistas, e são turistas que não vêm apenas no Verão, na alta estação. Claro que o grande salto para isso tudo vai ser a entrega do Centro de Convenções, que vai dar uma outra perspectiva a partir do próximo ano para o turismo de negócios”, disse.

Segundo Tinoco, entre os alvos da parceria estão o Paraná, tanto a capital Curitiba quanto centros do interior, e o interior de Sao Paulo. Já fora do país, Peru, Chile e Paraguai estão na mira. Estes destinos não têm conexão direta com a capital. Segundo Neto, a prefeitura ainda vai aplicar  cerca de R$ 6 milhões em promoção direcionada às mídias digitais.

“Nos dois primeiros anos de parceria, concentramos muito em Uruguai, Argentina, Colômbia, onde temos conexão direta. Agora vamos estender para estes mercados onde não temos conexão. Vamos manter o trabalho que já realizamos, alimentar e abrir novas frentes agora”, reforça o secretário. 

Entre as ações previstas estão FAM shows, capacitações para agentes e operadores de viagens, participação em eventos e press trip. No segundo semestre, por exemplo, a prefeitura vai realizar, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), uma ação de promoção no Peru.

O prefeito ainda lembrou que Salvador já vem perdendo por causa da ausência do Centro de Convenções, lacuna que será ocupada pelo equipamento construído pela prefeitura e que será entregue no final deste ano. 

“Nosso maior problema era a falta do Centro de Convenções. A decisão do governo do estado não vinha. Foi então que a prefeitura chamou para si a responsabilidade. No final do ano, teremos o Centro de Convenções pronto. Teremos um dos maiores centros de convenções do Brasil”, destacou. O centro será, justamente, um dos grandes trunfos da estratégia de atração de eventos e congressos. 

 Estratégia
O investimento em promoção é um dos passos para superar os problemas causados pela crise da Avianca, que está em processo de recuperação judicial. Em outra frente, a prefeitura tem ampliado diálogo com companhias aéreas que atuam no Brasil e estrangeiras buscando a atração de voos para a capital. 

A parceria renovada ontem já vem dando frutos. Nos anos anteriores, o convênio já proporcionou a realização de 20 ações e resultou em um banco de dados com mais de 150 eventos. Desses, até 2024, 13 já confirmaram sua realização Salvador e 17 estão em negociação, segundo Tinoco. Além disso, já foram capacitados 4.500 operadores, agentes de viagens e vendedores de serviços relacionados ao turismo em 34 cidades do Brasil e países vizinhos. 

Em 2019, ainda de acordo com Tinoco, estão previstos Road Shows em 22 cidades no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste, Sergipe, Rio Grande do Sul e na Argentina, Chile e Uruguai. Entre as ações previstas estão FAM shows, capacitações para agentes e operadores de viagens, participação em eventos e press trip. 

Tudo isso, de acordo com Roberto Duran, presidente da Salvador Destination, faz com que Salvador mantenha seu posicionamento e reduza os impactos da crise na aviação. Para ele, o investimento em promoção e atração de eventos é o caminho. 
“Não pode deixar que a crise afete a credibilidade do nosso destino a longo prazo. Estamos conseguindo nos resguardar. As entidades que fazem congresso no Brasil e no mundo continuam acreditando no nosso destino e querendo vir fazer seus congressos em Salvador”, afirma. 

O presidente da Abih, Glicério Lemos, lembra a taxa de ocupação do ano passado, de 63%, e ressalta que, se a capital tivesse um centro de convenções, esse índice poderia ter chegado a 80%. "Continuaremos fazendo esse trabalho de capacitação e promoção, até para driblar os efeitos da crise provocada pelos altos preços das passagens", pontua. 

Companhias
Com a recente decisão do congresso de permitir a entrada no mercado nacional de empresas aéreas com 100% de capital estrangeiro, as chamadas companhias de baixo custo devem começar a chegar ao país. A chilena Sky Airline, por exemplo, negocia com a capital um voo para a alta estação. A parceria deve ser anunciada em breve. 

Além disso, a capital mantém negociações com as três companhias aéreas visando a ocupação do espaço deixado pela Avianca. Na semana passada, Claudio Tinoco,  se reuniu com integrantes da Latam para discutir a ampliação de voos em Salvador. 

Durante a coletiva, ACM Neto afirmou ainda que está finalizando um projeto de lei com incentivos fiscais para o setor hoteleiro. A proposta deve ofertar até 40% de desconto no IPTU para os empreendimentos. Contudo, ele ressalta que serão cobradas contrapartidas, como investimentos em infraestrutura e qualificação da mão de obra. 


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