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Luan Santos
Publicado em 17 de junho de 2019 às 15:00
- Atualizado há 2 anos
Após receber mais de nove milhões de turistas em 2018 e iniciar o ano com cerca de 3,7 milhões, Salvador se prepara para expandir suas ações de promoção para atrair novos visitantes de locais onde não há, ainda, conexão direta com a capital baiana. Uma parceria assinada ontem entre a prefeitura, a Salvador Destination e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih) prevê uma série de atividades para a atração de turistas.>
O investimento é de R$ 800 mil. A parceria foi assinada pelo prefeito ACM Neto (DEM), pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, e pelos presidentes da Salvador Destination, Roberto Duran, e da Abih, Glicério Lemos. >
Segundo o gestor municipal, um dos focos é a atração de congressos, feiras e eventos ligados ao turismo de negócios para a capital. “No ano passado, tivemos mais de nove milhões de turistas, e são turistas que não vêm apenas no Verão, na alta estação. Claro que o grande salto para isso tudo vai ser a entrega do Centro de Convenções, que vai dar uma outra perspectiva a partir do próximo ano para o turismo de negócios”, disse.>
Segundo Tinoco, entre os alvos da parceria estão o Paraná, tanto a capital Curitiba quanto centros do interior, e o interior de Sao Paulo. Já fora do país, Peru, Chile e Paraguai estão na mira. Estes destinos não têm conexão direta com a capital. Segundo Neto, a prefeitura ainda vai aplicar cerca de R$ 6 milhões em promoção direcionada às mídias digitais.>
“Nos dois primeiros anos de parceria, concentramos muito em Uruguai, Argentina, Colômbia, onde temos conexão direta. Agora vamos estender para estes mercados onde não temos conexão. Vamos manter o trabalho que já realizamos, alimentar e abrir novas frentes agora”, reforça o secretário. >
Entre as ações previstas estão FAM shows, capacitações para agentes e operadores de viagens, participação em eventos e press trip. No segundo semestre, por exemplo, a prefeitura vai realizar, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), uma ação de promoção no Peru.>
O prefeito ainda lembrou que Salvador já vem perdendo por causa da ausência do Centro de Convenções, lacuna que será ocupada pelo equipamento construído pela prefeitura e que será entregue no final deste ano. >
“Nosso maior problema era a falta do Centro de Convenções. A decisão do governo do estado não vinha. Foi então que a prefeitura chamou para si a responsabilidade. No final do ano, teremos o Centro de Convenções pronto. Teremos um dos maiores centros de convenções do Brasil”, destacou. O centro será, justamente, um dos grandes trunfos da estratégia de atração de eventos e congressos. >
Estratégia O investimento em promoção é um dos passos para superar os problemas causados pela crise da Avianca, que está em processo de recuperação judicial. Em outra frente, a prefeitura tem ampliado diálogo com companhias aéreas que atuam no Brasil e estrangeiras buscando a atração de voos para a capital. >
A parceria renovada ontem já vem dando frutos. Nos anos anteriores, o convênio já proporcionou a realização de 20 ações e resultou em um banco de dados com mais de 150 eventos. Desses, até 2024, 13 já confirmaram sua realização Salvador e 17 estão em negociação, segundo Tinoco. Além disso, já foram capacitados 4.500 operadores, agentes de viagens e vendedores de serviços relacionados ao turismo em 34 cidades do Brasil e países vizinhos. >
Em 2019, ainda de acordo com Tinoco, estão previstos Road Shows em 22 cidades no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste, Sergipe, Rio Grande do Sul e na Argentina, Chile e Uruguai. Entre as ações previstas estão FAM shows, capacitações para agentes e operadores de viagens, participação em eventos e press trip. >
Tudo isso, de acordo com Roberto Duran, presidente da Salvador Destination, faz com que Salvador mantenha seu posicionamento e reduza os impactos da crise na aviação. Para ele, o investimento em promoção e atração de eventos é o caminho. “Não pode deixar que a crise afete a credibilidade do nosso destino a longo prazo. Estamos conseguindo nos resguardar. As entidades que fazem congresso no Brasil e no mundo continuam acreditando no nosso destino e querendo vir fazer seus congressos em Salvador”, afirma. >
O presidente da Abih, Glicério Lemos, lembra a taxa de ocupação do ano passado, de 63%, e ressalta que, se a capital tivesse um centro de convenções, esse índice poderia ter chegado a 80%. "Continuaremos fazendo esse trabalho de capacitação e promoção, até para driblar os efeitos da crise provocada pelos altos preços das passagens", pontua. >
Companhias Com a recente decisão do congresso de permitir a entrada no mercado nacional de empresas aéreas com 100% de capital estrangeiro, as chamadas companhias de baixo custo devem começar a chegar ao país. A chilena Sky Airline, por exemplo, negocia com a capital um voo para a alta estação. A parceria deve ser anunciada em breve. >
Além disso, a capital mantém negociações com as três companhias aéreas visando a ocupação do espaço deixado pela Avianca. Na semana passada, Claudio Tinoco, se reuniu com integrantes da Latam para discutir a ampliação de voos em Salvador. >
Durante a coletiva, ACM Neto afirmou ainda que está finalizando um projeto de lei com incentivos fiscais para o setor hoteleiro. A proposta deve ofertar até 40% de desconto no IPTU para os empreendimentos. Contudo, ele ressalta que serão cobradas contrapartidas, como investimentos em infraestrutura e qualificação da mão de obra. >