Santa Dulce rogai por nós

artigo
18.10.2019, 06:01:00
Atualizado: 18.10.2019, 09:46:58

Santa Dulce rogai por nós


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Na semana que comemoramos a canonização de Irmã Dulce, o turismo nordestino, que é a principal fonte econômica dos estados, sofre um grande baque com este derramamento criminoso de milhares de toneladas de óleo em nossa fauna e flora marinha. Biólogos têm afirmado, que o Nordeste levará décadas para repor danos ao óleo derramado. 

São mais de 30 dias que este problema está atingindo nossos estuários e se não descobrirem o tamanho e a proveniência, os danos ambientais serão enormes . As autoridades (Ibama, Ministério do Meio Ambiente e Marinha) precisam envidar mais esforços pois parecem estar perdidos e não entram em um consenso. 

Em muitos dos municípios afetados, o turismo representa mais de 80% do PIB local. Os visitantes que aqui chegam não poderão utilizar a nossa costa. Pescadores e marisqueiros estão sem a sua principal fonte de subsistência e muitos dos que sobrevivem da atividade “sol e praia” estão sendo afetados.

Segundo boletim do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mais de 170 praias foram afetadas.  O litoral nordestino favorece à região uma vantagem comparativa invejável. Tal acontecimento afeta a atratividade do local. Sem falar, que esse vazamento pode prejudicar também a saúde a curto e longo prazo. Devido à toxidade das massas grudentas de óleo. 

Lembramos que o estado da Bahia tem mais de quatro mil hotéis e 25 mil bares e restaurantes. Isto sem contar com os outros 50 setores que interagem na cadeia produtiva do turismo, sendo responsável por 200 mil empregos diretos e 750 mil indiretos dependentes deste segmento.

Salvador está com seus hotéis esta semana, com excelente ocupação, registrando taxas acima de 80%, graças a missa campal celebrando a canonização de Irmã Dulce. A prefeitura municipal, em conjunto com  a população, está participando da limpeza de nossa orla, em um verdadeiro mutirão de consciência ecológica, mas isto não é nem será suficiente. 

A economia volta a crescer timidamente depois da quebra da Avianca onde a cartelização das passagens aéreas afetou seriamente o turismo de longa distância. Vamos rezar para que o buraco causado por esse problema não seja maior que o anunciado. 

Para que fatos como esse não se repitam em nosso país, temos que achar os culpados e cobrá-los de acordo com a lei, mas o que não precisamos são de sobrevoos das áreas atingidas ou de políticos oportunistas apontando o dedo para a ferida, sem contribuir em nada para a solução.

Campanhas de marketing em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), deverão mostrar como estamos atacando o problema, para que não comecem os cancelamentos de reservas destes visitantes , que foram conquistados arduamente e continuemos despertando o desejo  no imaginário deste paraíso tropical que está na mente de muitos.

Situações como essa reforça nossa fragilidade em gestão de crises. Que tem como objetivo minimizar danos causados à reputação da marca-país. 

Sem estratégia, nos resta esperar por um novo milagre de SANTA DULCE.


Silvio Pessoa é presidente da Federacão Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA)

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mestre-lourimbau-e-localizado-e-esta-internado-em-hospital-no-pau-miudo/
Parentes e artistas fizeram campanha para encontrar berimbalista de 72 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paulo-vieira-nao-cansa-de-fazer-rir/
Humorista já fez cinco programas na Globo, incluindo o Fantástico e vai estrear programa no Globoplay
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/live-discute-cobertura-e-influencia-da-imprensa-na-guerra-da-independencia/
Assista à live-aula especial sobre o Dois de Julho com Nelson Cadena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neto-ocupacao-em-84-eu-abro-tudo-colapsa-o-sistema-e-o-culpado-vai-ser-quem/
Prefeito de Salvador diz que manterá restrições para preservar vidas e garante não temer pressões: ‘Só vamos abrir o comércio quando for possível’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/whatsapp-anuncia-figurinhas-animadas-e-video-chamadas-com-ate-8-pessoas/
Modo escuro também está entre as novidades; veja vídeo e saiba mais detalhes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imprensa-e-dois-de-julho-sera-tema-de-segunda-live-do-correio-sobre-independencia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-madrugada-de-terror-pm-instala-base-movel-em-sussuarana/
Base vai funcionar 24 horas com 60 policiais; Nordeste de Amaralina e Engenho Velho da Federação também terão
Ler Mais