São Caetano: tubulações de esgoto transbordam e moradores reclamam da Embasa

Buraco foi formado perto das casas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2019 às 14:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Parte de um terreno cedeu na frente de uma casa em São Caetano depois das fortes chuvas que atingiram Salvador na última quinta-feira (11).  No local, moradores afirmam que duas tubulações de esgoto estão entupidas e transbordaram com as chuvas. O desabamento, ainda segundo os moradores da casa, levou até a cadela da família que precisou ser resgatada. 

O barbeiro Aurenicio Gonçalves, 49, dono do imóvel, contou que é corriqueiro o entupimento da rede de esgoto, principalmente em época de chuva, e que a família acionou a Empresa Bahiana de Águas e Sanaeamento (Embasa) para o serviço.

O último desentupimento foi realizado no final de março, mas desde o dia 03 de abril a família disse que acionou a empresa para nova manutenção. “Um dia antes das chuvas fortes, no dia 10, eu cheguei a perder trabalho de manhã para esperar a Embasa, mas eles não vieram”. 

Procurada, a Embasa esclareceu que a tubulação entupida é da rede de drenagem de água de chuva que é de responsabilidade da Prefeitura. "A Embasa informa que o deslizamento de terra ocorrido na Avenida Leila, no bairro de São Caetano, foi causado devido ao 'quebramento' de uma rede de drenagem de água de chuva, cuja manutenção é de responsabilidade da prefeitura municipal. Em vistoria realizada nesta quinta (18), os técnicos da Embasa constataram que a rede coletora de esgoto, operada pela empresa, está funcionando normalmente, sem extravasamentos”, informou, em nota.

Na manhã desta sexta-feira (19) funcionários da Embasa estiveram na casa do barbeiro. "Chegaram aqui cedo dizendo que vinham desentupir o esgoto", disse.  

A mesma chuva que causou problemas na casa de Aurenício também trouxe transtornos para o aposentado Adikson Bispos dos Santos, 65. No dia, ele, a mulher e o filho de 24 anos foram acordados com estalos na casa de apenas um cômodo. "Foi horrível. Quando vimos, tinha rachaduras nas paredes e o chão inclinou para baixo. Desde então, não podemos voltar a viver aqui", contou Adilson.  

O imóvel dele foi condenado pela Defesa Civil. "Estou temporariamente na casa de minha filha, mas é pequeno também. Ela tem a família dela", disse ele. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) fez uma vistoria no local e acionou a Sucop, que mandará uma equipe nos próximos dias.

A Secretaria de Manutenção (Seman) da prefeitura informou que vai fazer a vistoria nas próximas 24h para verificar a situação da Avenida Leila em São Caetano.