Secretaria de Saúde de Ilhéus alerta para baixa procura por 3ª dose contra covid

bahia
25.02.2022, 09:10:00
(Foto: Divulgação/Representativa)

Secretaria de Saúde de Ilhéus alerta para baixa procura por 3ª dose contra covid

Até a última quinta-feira (24), a cidade registrou 45.588 faltosos

A procura pela 3ª dose da vacina contra a Covid-19 está baixa em Ilhéus, segundo informa a Secretaria de Saúde (Sesau). Mesmo com as estratégias adotadas pela prefeitura para facilitar o acesso do público aos pontos de imunização, que incluem vacinação noturna e descentralização do serviço, muitas pessoas ainda não tomaram a dose de reforço. Até a quinta-feira (24), a cidade registrou 45.588 faltosos. 

A secretaria reitera que a 3ª dose é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir consideravelmente as hospitalizações e a taxa de óbitos pela doença. Estudos mostram, por exemplo, que o risco de morte entre idosos não vacinados ou com a imunização incompleta é 40 vezes maior que entre aqueles que tomaram as três doses contra a covid-19.

Estão aptas para tomar a dose de reforço as pessoas acima de 18 anos que receberam a 2ª há quatro meses ou mais. Basta comparecer aos pontos de vacinação informados diariamente pela Sesau, conforme horários específicos.

O órgão destaca que a dose de reforço pode ser feita com as vacinas da Pfizer, Oxford e Janssen, independentemente do imunizante utilizado nas duas primeiras aplicações. O uso dispensa a obrigatoriedade do sistema homólogo, o qual aponta que a 3ª dose deve ser feita com a mesma vacina utilizada na 1ª e 2ª dose. A Sesau esclarece que pessoas infectadas pela doença devem aguardar o intervalo de 30 dias para receber a 1ª, 2ª ou 3ª dose do imunizante.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas