Secretário de Educação Básica apresenta iniciativas voltadas para alfabetização

CORREIO Encontros ocorre sexta-feira (16) e é destinado a diretores, coordenadores e professores da rede pública e privada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de março de 2018 às 11:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O secretário da Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, estará em Salvador nesta sexta-feira (16) para apresentar as iniciativas da Política Nacional de Educação durante o CORREIO Encontros - Mais Alfabetização. O evento, promovido pelo jornal CORREIO, acontece a partir das 14h30, no Teatro Módulo, e é destinado a diretores, coordenadores e professores de escolas públicas e privadas.

A mediação fica por conta da pedagoga e empreendedora social Cybele Amado, diretora-presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.

Lançada pelo Ministério da Educação no ano passado, o conjunto de iniciativas busca combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que mede os níveis de proficiência em leitura, escrita e matemática.

O último estudo, de 2016, mostrou, por exemplo, que 54,73% dos estudantes acima dos 8 anos – faixa etária de 90% dos avaliados – permanecem em níveis insuficientes de leitura. Na Bahia, esse percentual chega a 72%.

A Política Nacional de Alfabetização envolve a formação de professores, a Base Nacional Comum Curricular, o protagonismo das redes e o Programa Nacional do Livro Didático. A nova política inclui ainda o Programa Mais Alfabetização, que beneficiará cerca de 4,6 milhões de alunos. A expectativa é que a ação alcance 200 mil turmas em todos os municípios brasileiros, entre o primeiro e o segundo ano do ensino fundamental. O investimento será de R$ 523 milhões somente em 2018.

CORREIO Encontros O Mais Alfabetização é uma iniciativa do jornal CORREIO, criada para apresentar as novas políticas do Ensino Fundamental. Nesta edição, o foco será uma conversa com professores das redes públicas e privadas de Salvador.

As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente através do e-mail [email protected] ou (71) 3203-1480.