Sede do TRE tem longas filas no primeiro sábado de atendimento

salvador
06.01.2018, 15:00:00
Atualizado: 06.01.2018, 15:02:03
Movimentação na sede do TRE é intensa (Marina Silva/CORREIO)

Sede do TRE tem longas filas no primeiro sábado de atendimento

Guichês ficaram cheios; atendimento vai até 18h

Esse é o primeiro sábado de atendimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no CAB. Agora, o órgão passa a funcionar também todos os sábados, sempre das 8h às 18h, até o prazo final do recadastramento que acontece no dia 31 de janeiro. Mas, assim como no restante da semana, o eleitor tem enfrentado longas filas até chegar em um dos guichês de atendimento.  

Os primeiros chegam por lá por volta das 4h e, após o início do atendimento, às 8h, os eleitores levam em média quatro horas até serem atendidos. Para fazer a biometria são chamadas, a cada 20 minutos, 50 pessoas. Em Salvador, 869 mil eleitores precisam realizar o procedimento.

Quem não fizer o procedimento até a data limite terá o título cancelado, o que implica em não poder votar nas próximas eleições, além de ficar impedido de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, a exemplo do Bolsa Família.

Na fila
Para enfrentar tanto tempo de espera é preciso bem mais que paciência, às vezes, é preciso também ter em mãos um passatempo, um livro, um jogo de palavras e um assento - ele é importante para descansar as pernas até chegar ao guichê. 

A contadora Marizete Góes, 48 anos, não trouxe um banquinho, também não pagou por um - ambulantes negociam cadeiras por R$5 -, mas dentro da bolsa tinha um livro. Foi o que salvou ela do tédio. 

Marizete trouxe um livro para passar o tempo (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Marizete chegou no TRE às 8h. Às 10h30, estava longe de ser atendida porque a fila chegava a dar voltas. "Já li cinquenta páginas do livro, mas eu não quero terminá-lo hoje. Quero ser atendida antes disso", disse a contadora.  

E pra matar esse calorão? Só um geladinho. Um, não, vários, até porque é para toda família. O técnico em comunicação, Ramon Sousa, 25, veio do bairro do Lobato na companhia dos familiares e amigos. A sua tia Jaciene Barcelas, 43, foi a responsável por fazer o refresco da galera.

Família trouxe geladinho para matar o calorão até chegar ao guichê de atendimento (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Além da sede do TRE, durante a semana, o cidadão também pode ir aos postos Estação Pirajá do Metrô, com atendimento espontâneo, das 7h às 12h, mediante distribuição de senha; e SAC Barra, das 9h às 13h, sendo obrigatório o  agendamento no site do SAC. 

O que levar

  • Documento original com foto (original e cópia de RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar)
  • Comprovante de residência atual original e cópia (emitido há, no máximo, três meses), no nome do eleitor ou de um parente, devendo comprovar o parentesco;
  • Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: original e cópia da certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);
  • Se for tirar o 1o título eleitoral, necessita-se ainda da original e cópia do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

Atenção

  • A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1o título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, por não conter a filiação.
  • O eleitor que tiver o título eleitoral anterior deve levá-lo na hora de fazer o recadastramento biométrico. Caso o tenha perdido não é necessário levar boletim de ocorrência.
  • Antes de comparecer ao cartório, é necessário que o eleitor consulte a existência de débitos com a Justiça Eleitoral. Para isso, basta acessar o site do TRE. A pesquisa é feita, por meio do menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. Caso exista débito, a multa deve ser paga previamente.



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-55-anos-igreja-mae-de-salvador-ganha-altar-definitivo-com-reliquia-de-santa-dulce/
Entronização do altar foi feita por Dom Murilo na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-mercury-lanca-o-clipe-de-rainha-da-balburdia-assista/
Lançamento seria dia 2 de dezembro, mas foi antecipado pela cantora
Ler Mais