Segundo Sol impulsiona turismo em Salvador

negócios
10.07.2018, 05:02:00
Atualizado: 10.07.2018, 11:12:14

Segundo Sol impulsiona turismo em Salvador

Por Flávio Oliveira

A novela Segundo Sol mais que dobrou o interesse dos brasileiros em visitar Salvador. A capital baiana é o cenário da trama. A informação é do Kayak, um dos maiores buscadores de viagem do mundo, que pesquisa outros sites para dar informações sobre voos, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem. Segundo a empresa, a  procura por passagens aéreas para Salvador cresceu 112% entre 14/5 (data da estreia da novela) e 5/7 na comparação com os 50 dias anteriores. O levantamento considerou todas as buscas feitas por usuários brasileiros por passagens de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do País.    

Voos - Em outro levantamento feito pelo Kayak, Salvador aparece na quarta posição entre os destinos brasileiros mais buscados pelos usuários da plataforma durante todo o primeiro semestre de 2018. Estava em terceiro no mesmo período de 2017, posição agora ocupada por Fortaleza (CE). Acima da capital cearense aparecem São Paulo e Rio de Janeiro. Recife (PE) está em 5º. A pesquisa também avaliou o percentual de crescimento das pesquisas pelos destinos na mesma base comparação. Maceió (AL) lidera este ranking, com 122%; seguida por Fortaleza (101%) e Porto Alegre (RS, 94%). Salvador registrou crescimento de 77%, ocupando a 6ª posição, atrás de Natal (RN, 88%) e Recife (87%).

Análise - A avaliação do líder de operações do Kayak no Brasil, Eduardo Fleury, é a de que  Salvador não perdeu turistas, mas que Fortaleza cresceu mais devidos aos investimentos que fez, com destaque para a criação do hub da Gol/Air France-KLM, que aumentou o número de voos do aeroporto local. “Esse hub vai fazer a procura por Fortaleza aumentar ainda mais”, prevê. Sobre Salvador, ele destaca que a demanda pela cidade sempre cresce na alta estação e nos grandes eventos (Réveillon e Carnaval), e que "talvez" a promoção do destino tenha se acomodado a essas datas. 

Futuro - Ainda segundo Fleury, o horizonte é favorável ao turismo de Salvador e da Bahia. Isso porque com a crise do câmbio (dólar alto) a tendência é que a procura pela capital e outras cidades do estado aumente mesmo que não seja investido um centavo - “por osmose”, como falou. Ele sugere que para potencializar a oportunidade, poderes públicos e iniciativa privada devem se unir para profissionalizar o setor e fazer pesquisas que indiquem com maior precisão quem é o turista que quer visitar Salvador para que as campanhas de divulgação sejam melhor dirigidas. “A falta de pesquisas bem feitas não é um problema só da cidade. Começa no Turismo do Brasil, passa pelo da Bahia e chega no da cidade, que não pode fazer tudo sozinha”. A título de sugestão, ele lembra de uma campanha feita pelo Canadá para atrair turistas americanos, indicando que naquele país havia destinos com as mesmas atrações encontradas em outros continentes e por um preço melhor. “A Bahia tinha que dizer algo do tipo: 'se você quer a praia de águas quentes de Cancún (México), a Bahia também tem'. Só precisa apontar que praia é essa e dirigir essa campanha para a pessoa certa”.    


Marca baiana busca revendedores em todo o Brasil

A Soul Dila, marca 'nascida e criada' na capital baiana e atualmente com 7 lojas físicas na em Salvador, Região Metropolitana e Aracaju (SE), vai realizar um showroom – de 16 a 25 próximos - para expor as  as peças da coleção de Verão 2019 em primeira mão para os revendedores multimarcas de todo o Brasil. O objetivo é o de firmar parcerias e expandir as vendas de suas criações. "Completamos 10 anos de história e, com o crescimento da demanda, decidimos que era a hora de mais um passo no sentido de expandir o alcance da nossa filosofia", explica Eduardo Bahiana, um dos sócios da marca, que já conta com revenda em Mata de São João (BA), no complexo Iberostar; em Teixeira de Freitas (BA), Xique-Xique (BA), Cruz das Almas (BA) e Maceió (AL). 


Quintas empreendedoras

O projeto Quintas Empreendedoras retoma as atividades para este segundo semestre no próximo dia 19. Criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL-Salvador), em parceria com o Sebrae-Ba, o projeto tem o objetivo de  fortalecer o empreendedorismo na capital  baiana por meio de reinamentos e palestras realizadas uma quinta a cada mês, além de promover doações para entidades de assistência social da cidade. O tema da próxima edição do evento é   “Identidade visual – atraindo clientes através de sua marca”. Os interessados em participar devem levar um pacote de papel folha A4 para ser doado ao Instituto dos Cegos. O cronograma do projeto segue até novembro, com os seguintes treinamentos: “Estratégias de marketing: aprenda como divulgar o seu negócio” (agosto);  “Inovação no atendimento: como vender mais e melhor” (setembro); “Comunicação empresarial – orientação para os negócios” (outubro); e “Ambientação de loja: como arrumar o seu ponto de venda” (novembro). Sempre a partir das 9h, na sede da CDL Salvador (nº 1063, 4º andar, Rua Carlos Gomes). Maiores informações: (71) 3320-4027 ou  salasdetreinamento@cdl.com.br.


Feira de saneantes e cosméticos

Fomentar novos negócios promovendo a aproximação comercial entre empresários e fornecedores dos segmentos de cosméticos e saneantes é um dos objetivos da segunda edição da feira ExpoTech Saneantes & Cosméticos, que acontece na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) nos dias 16 e 17 de julho.  Voltado para representantes do setor industrial, o evento é uma parceria do Sindisabões – BA e do Sindcosmetic-BA e vai apresentar tendências de mercado e novas tecnologias voltadas para os dois setores.  A programação também inclui palestras técnicas com foco em inovação. A expectativa dos organizadores é que mais de 80 empresas do segmento de cosméticos e perfumaria da Bahia e de Sergipe; e outras 100 empresas do segmento de sabões, velas, detergentes, produtos de limpeza e aditivo industrial dos dois estados participem do evento


FIQUE POR DENTRO


Salvador-Panamá - A Copa Airlines faz voo inaugural Salvador - Panamá no próxmo dia 24, concretizando anúncio feito pela Companhia Aérea em fevereiro, de que passaria a ligar Salvador e Fortaleza ao Panamá ainda este ano. A linha a partir de Salvador terá dois voos semanais. 

Aplicativo – A 99 reduziu de 19,99% para 17,99% a taxa cobrada do motorista parceiro em Salvador.  Os novos valores já foram aplicados no feriado do dia 2 de julho, e valem por tempo indeterminado. A empresa garante que é o menor percentual pago pelos motoristas entre os aplicativos semelhantes presentes na praça de Salvador. A ideia é justamente estimular os motoristas a pegarem mais corridas da 99 e menos das de outros aplicativos. 

Ação social - A Suzano Papel e Celulose promove, em parceria com a Associação Comercial de Mucuri, a Marinha e Prefeitura Municipal de Mucuri a Ação Cívico Social – ACISO. A iniciativa pretende oferecer 6 mil atendimentos em serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação para a população do município e será realizada na Praça Olhy Zeferino Kock, de  11 a 14 de julho. A Suzano tem uma planta fabril no município.

Guia de ofertas - O Walmart lançou um novo portal exclusivamente para apresentar o tradicional tablóide de ofertas da semana como mais uma forma de motivar a viralização dos folhetos pela internet.  A plataforma foi desenvolvida nas versões desktop e mobile, onde os materiais com os preços atualizados das lojas podem ser baixados no formato PDF. O acesso ao site pode ser feito no link tabloide.walmartbrasil.com.br. O portal também vai indicar a loja mais perto do usuário do site. 

Festival - Durante todo o mês de julho, o Assaí Atacadista realiza o Festival do Comerciante, que tem como inspiração o Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho. O festival, segundo a empresa, reafirma o seu compromisso de parceria com esse público com opções cada vez mais adequadas a cada tipo de negócio, com ofertas diferenciadas e regionalizadas.

Telefonia - A base de assinantes LTE da TIM com mais de 7 milhões de clientes em todo o Brasil atendidos cresceu 50% comparada ao mesmo período do ano anterior. Os investimentos em infraestrutura e fibra ótica levaram a companhia a 886 cidades com a tecnologia 4G e impulsionou o tráfego de dados em 87%, com destaque para a ocupação da faixa de 700 MHz, que representa em média 53% do total do tráfego de dados na rede de quarta geração. No estado da Bahia, clientes de 177 municípios já são beneficiados com o 4G, representando 82% de população urbana coberta.