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Gil Santos
Publicado em 12 de julho de 2018 às 03:00
- Atualizado há 2 anos
Os personagens Karola e Beto Falcão aparecem em cena em frente ao Farol da Barra, um dos pontos mais vistados da cidade (Foto: Divulgação) Há dois meses, o folhetim das 21h da Rede Globo vem dando o que falar entre os baianos, mas o ‘jeito massa’ de Luzia e Beto Falcão e a ‘lebara’ da Karola podem simbolizar mais que boas risadas e se traduzir em dinheiro para Salvador. Segundo levantamento do Kayak, um dos maiores buscadores de viagem do mundo, a procura pela cidade como destino turístico cresceu 112% nos 50 dias após a estreia de Segundo Sol - em relação aos 50 dias anteriores, como antecipou a coluna Negócios, do CORREIO.>
Enquanto admirava o mar da Barra, nesta quarta-feira (11), o administrador aposentado Robson Gonçalves, 59 anos, contou que decidiu viajar com a esposa para Salvador antes de assistir a novela, mas que ficou ainda mais interessado depois de ver algumas imagens da cidade no folhetim, dias antes do embarque.>
“Gosto de assistir o Globo Repórter, então, quando não estou em casa, eu programo a TV para gravar o programa. Em um desses dias, a gravação pegou parte da novela. Quando eu sentei para assistir, a primeira imagem que apareceu foi de um barco deslizando no mar em frente ao Elevador Lacerda. Uma imagem linda demais”, conta o administrador.>
Motivação Morador de Brasília (DF), Robson chegou em Salvador na segunda-feira (9) e vai permanecer na capital até amanhã. A esposa dele, a assistente administrativa Izabel Piasseta, 52, acredita que pessoas que pensam em viajar para a cidade podem se sentir ainda mais motivadas vendo a telenovela.>
“Eu queria conhecer Salvador antes mesmo de ver a novela, mas é claro que as imagens ajudam a ratificar ainda mais esse desejo. É uma forma de promover o destino”. Robson e Izabel já viriam a Salvador, mas novela ajudou ratificar o desejo de conhecer a cidade (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) O pensamento de Izabel é semelhante ao de outros turistas e alguns especialistas em teledramaturgia e televisão. Além de reforçar o imaginário sobre a cidade, Segundo Sol mostra um baiano mais urbano, diferente do interiorano ou praieiro, que normalmente são representados nas tramas da teledramaturgia (leia mais abaixo).>
A pesquisa da Kayak foi realizada entre 24 de março e 13 maio, 50 dias antes do início da novela, e entre 14 de maio e 4 de julho, 50 dias depois do início. Todas as buscas foram feitas por usuários brasileiros por passagens de ida e volta na classe econômica com destino a Salvador. O período das viagens considerado foi 1º de junho a 1º de novembro.>
Investimento O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, avalia como positiva a forma como a cidade está sendo retratada na trama. Ele comemora o aumento da procura por Salvador como destino turístico e acredita que os frutos serão colhidos a longo prazo.>
“A gente já esperava esse resultado, porque o aumento de fluxo de visitantes está relacionado à promoção do destino. Ter Salvador sendo divulgada em uma novela com a audiência do horário nobre e na principal emissora de TV do país vai gerar frutos por muito tempo. A novela acaba, mas ainda fica no imaginário das pessoas”, diz.>
Ele conta que a prefeitura está apostando nas redes sociais e em conteúdo para internet para atrair novos visitantes e cita a criação da Casa Salvador e a contratação de uma agência de marketing, ambas ações em 2018, como exemplos dos investimentos na divulgação da cidade.>
Entre 2016 e 2017, Salvador registrou aumento de 10% no fluxo de turistas, segundo a prefeitura. A expectativa da gestão municipal é de que este ano se mantenha o mesmo percentual de crescimento, o que equivale a 9 milhões de visitantes na cidade.>
Procurada, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) informou que está fazendo o levantamento dos impactos da novela no turismo do estado e que os resultados serão divulgados nas próximas semanas. A ideia é, primeiro, trabalhar o mercado interno brasileiro e só depois o externo para atrair também visitantes estrangeiros. A Cruz do Pascoal aparece em muitas das cenas da novela: boa parte dos personagens vive no Santo Antônio Além do Carmo (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Impacto O setor hoteleiro também está esperançoso com os resultados da novela. A expectativa do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Glicério Lemos, é de que a alta estação registre crescimento no número de hospedagens de 20% em relação ao ano passado.>
“O impacto da novela está sendo muito positivo. Salvador está sendo promovida e divulgada todos os dias. A Bahia tem história, cultura, gastronomia e música próprias e que agradam aos turistas. As pessoas são tentadas a conhecer e quem vive essa experiência sempre volta”, diz Lemos.>
Na tarde desta quarta-feira (11), o supervisor de operações Hudson Braga, 31, se esforçava para enquadrar a Baía de Todos os Santos numa selfie com esposa e com filha na Praça Castro Alves. Ele mora em Recife (PE), mas já esteve em Salvador há alguns meses. “Foi uma viagem a trabalho, gostei de Salvador e trouxe a família para conhecer a cidade também”, conta Hudson.>
A esposa dele, Juliete Lopes, está empolgada com a viagem. “Chegamos na terça-feira (10). Fomos no Pelourinho, no Farol da Barra e no Rio Vermelho. Ainda vamos na Igreja do Bonfim, no Mercado Modelo, praias e em outros pontos da cidade”, lista. O pernambucano Hudson trouxe a esposa, Juliete, e a filha para conhecer a capital baiana (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Marketing gratuito O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA-BA), Sílvio Pessoa, contou que o setor registrou crescimento superior a 4% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ele acredita que a novela tem impacto nesse resultado.>
“Ela está todos os dias na casa das pessoas, mostrando os pontos turísticos e o que a cidade tem de mais bonito. É claro que isso desperta o interesse em conhecer a cidade. É um marketing gratuito”, explica.>
Os pontos mais divulgados na novela, como Santo Antônio Além do Carmo, Cruz do Pascoal, Praça Castro Alves e Barra, se tornaram pontos de selfies obrigatórios para muitos turistas. “O pessoal que levei para o Campo Grande na semana passada queria saber onde ficavam os locais que aparecem na novela”, conta um motorista. O bairro do Comércio também está em Segundo Sol: foi uma cena lá que chamou a atenção de Robson, turista de Brasília (Foto: Divulgação) Novela apresenta ambiente mais urbano O aumento do interesse por Salvador pode não ter surgido apenas por conta da telenovela, mas ela reforça esse desejo. É o que defende a doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) Juliana Gutmann.>
“São pessoas que já têm interesse em conhecer a cidade por conta de outros elementos, como cultura e música, e a novela reforça esse imaginário. O que chama a atenção é que, historicamente, as novelas retratam o gênero interiorano e praieiro dos baianos. Essa novela trabalha o ambiente urbano. Isso é novidade”, afirma.>
Ela destaca o trabalho de pesquisa que construiu um sotaque mais próximo da realidade soteropolitana, além dos investimentos técnicos que provocaram uma identificação dos baianos com o folhetim maior que em obras anteriores.>
Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP e professora da Ufba, Maria Carmem Jacob aponta que a tendência de deixar o eixo Rio-São Paulo e narrar histórias em outros estados começou por volta da década de 1990.>
“A novela anterior se passava em Tocantins. Existe uma representatividade que, historicamente, aproxima os brasileiros da teledramaturgia, mas não podemos esquecer que as novelas são produtos comerciais e que também têm interesse nas cidades porque elas são anunciantes em potencial”, diz.>