Sem acordo, anestesistas mantêm suspenso atendimento pelo Planserv

salvador
08.01.2019, 21:38:00
Atualizado: 09.01.2019, 15:03:41

Sem acordo, anestesistas mantêm suspenso atendimento pelo Planserv

Plano de saúde não apresentou proposta; nova reunião está agendada para 30 de janeiro

Continua suspenso o atendimento dos anestesistas aos conveniados do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv) após rodada de negociação na sede do Ministério Público da Bahia, na tarde desta terça-feira, terminar sem acordo. Uma nova reunião está agendada para o dia 30 de janeiro.

De acordo com informações da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-Ba), a negociação não avançou porque os representantes do Planserv não apresentaram proposta de reajustes para os honorários dos procedimentos anestésicos. A Coopanest-BA solicitou um reajuste de 40% nos honorários médicos, o que representaria R$ 12 milhões anuais aos cofres públicos. 

Até que haja um acordo, os anestesistas decidiram manter apenas os atendimentos de urgência e emergência pelo plano se saúde. A cooperativa suspendeu o atendimento desde a última segunda-feira (7) até que haja o reajuste nos honorários médicos. 

De acordo com a categoria, a tabela do Planserv não é atualizada desde 2015. Até que isso ocorra, a categoria informa  que os pacientes conveniados ao Planserv que tiverem cirurgias agendadas terão que pagar à parte pelo serviço do anestesista. Só estão isentos do pagamento, segundo a cooperativa, os pacientes que tiverem realizado a consulta pré-anestésica até o domingo passado (6).

"Temos uma tabela de referência dos valores por procedimento, mas enviamos um comunicado aos profissionais para que eles cobrem dos pacientes  um  valor abaixo dessa tabela, que cobrem o mesmo valor de reajuste proposto ao plano", informou a cooperativa.

Em nota, a  Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) esclarece que os hospitais credenciados à rede Planserv estão aptos a prestar todos os serviços médicos aos beneficiários. "Essas unidades, conforme determina contrato, devem oferecer os serviços de anestesia sem qualquer tipo de cobrança aos beneficiários Planserv". A associação dos hospitais do estado nega (veja abaixo).

A nota diz ainda que o Planserv está adotando todas as medidas necessárias para que as cirurgias continuem sendo realizadas sem qualquer tipo de prejuízo em toda a rede de prestadores. "

O Planserv salienta ainda que os beneficiários podem, a qualquer momento, entrar em contato com a sua Central de Relacionamento 24 horas, no telefone 0800 56 6066".

A Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), no entanto, afirmou que a contratação dos anestesistas se dá diretamente entre o plano de saúde e a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA) e, por conta disso, não é pelos hospitais, clínicas e laboratórios conveniados.

"Há quase uma década, o Planserv decidiu contratualizar o serviço de anestesia por meio da Coopanest-BA, retirando das instituições da saúde essa prerrogativa. Os médicos anestesistas, então, passaram a ter autonomia para negociar com o Planserv. Portanto, não cabe exigir que qualquer hosptial empreenda uma ação que está fora de sua alçada", diz a nota da Ahseb.


 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/correio-encarta-dvd-do-parangole-no-dia-29-de-janeiro/
Trabalho conta com colaborações dos artistas Xanddy (Harmonia) e Léo Santana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/babalorixa-passa-por-corpo-de-delito-e-se-revolta-nao-aceitam-que-houve-intolerancia/
Ele foi agredido em ataque a terreiro, que aconteceu no sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/the-killers-abraca-imigrantes-em-clipe-dirigido-por-spike-lee/
Vídeo mostra famílias na fronteira do México com os EUA e faz dura crítica a Donald Trump
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-cada-uma-que-a-bahia-inventa-relembre-historias-fantasticas-engracadas-e-absurdas/
Em 40 anos, CORREIO narrou causos que demonstram nosso apego ao inusitado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-interrompe-show-no-ceara-apos-parte-do-palco-cair/
Algumas pessoas que estavam no show fizeram flagrante do momento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roma-da-netflix-se-consagra-com-4-premios-no-critics-choice/
Empate entre Glenn Close e Lady Gaga marcou premiação que aconteceu na noite deste domingo (13)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cansado-de-dobrar-roupa-empresa-cria-maquina-para-fazer-o-trabalho/
A novidade foi mostrada em uma feira de eletrônicos nos Estados Unidos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-ferias-na-bahia-dancarina-thais-carla-grava-coreografia-com-a-fitdance/
Coreografia de Malemolência, de Dynho Alves, já está disponível no YouTube
Ler Mais