Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sem vencer há um mês, Bahia tem campanha de 2015 como fantasma na Série B

Tricolor queimou a gordura e se complicou na luta pelo acesso

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 5 de outubro de 2022 às 16:43

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O que parecia ser um final de temporada tranquilo transformou-se em um momento de drama com pitadas de tensão para o Bahia na Série B. Sem vencer há cinco jogos, a equipe se vê ameaçada pela chance de não conseguir o acesso à primeira divisão. 

Dentro do G4 desde a primeira rodada, o tricolor tinha tudo para seguir os passos do Cruzeiro e confirmar o retorno à Série A com sobra. Mas os últimos resultados permitiram aos concorrentes se aproximarem. 

Com 53 pontos, o time baiano é o terceiro colocado. A distância para o 5º, que chegou a ser de nove pontos, caiu para quatro e pode ser reduzida para três caso o Ituano vença o Cruzeiro nesta quarta-feira (5), no Mineirão. O jogo encerra a 33ª de 38 rodadas.

A explicação para o momento turbulento passa diretamente pelo desempenho em campo. O Bahia conquistou somente seis dos últimos 21 pontos que disputou - um aproveitamento de 28,6%. A última vitória aconteceu há um mês, por 3x1 sobre o Tombense, na Fonte Nova, no dia 3 de setembro.  

Além da sequência de cinco jogos sem ganhar, o tricolor deixa a desejar fora de casa durante o returno e ainda não venceu na condição de visitante. São cinco derrotas e três empates em oito partidas. 

Restando cinco rodadas até o final da Série B, o Bahia corre para evitar o possível vexame de não conseguir o acesso depois de integrar o G4 em todas as rodadas até então. Um fantasma, aliás, que não é uma possibilidade inédita. 

Em 2015, o Esquadrão passou 21 das 38 rodadas dentro do G4. Na reta final, caiu de produção e terminou na 9ª colocação, com 58 pontos. Assim como agora, o momento crucial da derrocada naquele ano foram as sequências sem vencer entre a 26ª e a 30ª rodadas e entre a 33ª e a 37ª.  Cada uma com cinco jogos. Em 2015, derrota para o Santa Cruz na Fonte Nova praticamente sacramentou a permanência do Bahia na Série B (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia) A partida que praticamente sacramentou a permanência na Série B foi a derrota de virada para o Santa Cruz por 2x1, na Fonte Nova, na 34ª rodada. O Bahia era o 4º colocado, com 54 pontos, e perdeu a vaga no G4 justamente para o time pernambucano, então 6º, com 52. Depois daquele duelo o time desceu a ladeira e somou apenas mais quatro pontos em 12 possíveis.  

Em 2015 a pontuação para alcançar o G4 era maior do que em 2022. Para se ter uma ideia, após a 33ª rodada o Bahia tinha 54 pontos e era o 4º colocado. O Sampaio Corrêa, 5º, tinha 53. Hoje, com 52 o tricolor é o 3º.

Força da Fonte Nova A aposta do Bahia nesta reta final está na força que o time tem jogando na Fonte Nova. Em casa, o aproveitamento é de 75%. Foram 11 vitórias, três empates e duas derrotas em 16 partidas. Três dos cinco últimos cinco jogos serão em Salvador, contra Brusque, Vila Nova e Guarani. Fora de casa, encara o Grêmio e o CRB. O time alagoano é o adversário da última rodada, no dia 6 de dezembro, em Maceió.

“Só faltam cinco jogos, e tenho certeza que, sábado, a nossa torcida, como sempre, vai lotar, vai ajudar muito a gente, vai dar muita força, e espero que a gente consiga retribuir com os três pontos e dar sequência no nosso acesso”, disse o meia Daniel, convocando o torcedor para o jogo contra o Brusque, sábado (8), às 16h. 

De acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais, as chances de acesso do Bahia são de 83,5%. Vice-líder, o Grêmio aparece com 97%, enquanto o Vasco, que fecha o G4, tem  61,6% de possibilidade de jogar a Série A em 2023. Primeiro time fora da zona de classificação, o Sport apresenta 20,7% de chance de subir.