Seminário Conexões terá programação aberta ao público com palestras, painéis, oficinas e workshop

Evento vai acontecer no dia 27 de setembro, das 8h às 18h, na sede do Senai-Cimatec, em Piatã

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 18:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação / Acervo Pessoal

A programação do seminário Conexões, que acontece no dia 27 de setembro, das 8h às 18h, na sede do Senai-Cimatec (Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã), já está confirmada e, além das palestras no turno da manhã, também terá cinco atividades na parte da tarde, divididas entre duas oficinas, dois painéis e um workshop. O simpósio é o último evento do ano do Fórum Agenda Bahia e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/.

A programação do simpósio Conexões atenderá a todos os públicos e manterá o formato já consagrado de misturar palestras e atividades práticas. Segundo a curadora de conteúdo do Fórum Agenda Bahia, Rachel Vita, a ideia é que as conferências pela manhã sirvam de inspiração para as práticas e dinâmicas propostas no turno oposto.

Conferencistas máster na abertura do evento, o especialista em gestão, estratégia e liderança, Oscar Motomura, e o jovem inventor argentino, Gino Tubaro, também vão comandar, respectivamente, um workshop e uma oficina. 

Oscar Motomura, na parte da manhã, vai abordar o tema Liderança Integrativa e a Viabilização do Impossível, mostrando de que forma é possível superar equações de difícil solução e integrar organizações e a própria sociedade a partir do uso criativo da tecnologia. E, durante o workshop da tarde, utilizará o ‘baralho de tendências’ do Grupo Amana-Key para possibilitar aos participantes a construção de cenários futuros, a partir da fusão de áreas aparentemente desconectadas mas que, observando bem, tem relação entre si.

Na sequência das palestras matutinas, Gino Tubaro, sócio da Atomic Lab, irá contar como foi o processo de desenvolvimento das próteses para pessoas amputadas, que ele criou a partir da tecnologia das impressoras 3D, barateando o custo das peças. Para atender crianças que haviam perdido as mãos, ele desenvolveu próteses em formato de super-heróis. E, à tarde, junto com a atleta de paratriathlon na categoria PT3, Adriele Silva, o argentino vai conduzir uma oficina com o tema Inovação Transformando Vidas. Nessa atividade, os dois vão mostrar como a inovação favorece os experimentos dele e a experiência dela como paratriatleta biamputada e que compete em nível internacional utilizando próteses de última geração.

Tecnologia a serviço das pessoas

Além da atividade com Gino Tubaro e Adriele Silva, a outra oficina do seminário Conexões será conduzida pelo consultor e especialista em Gestão Integrada de Organizações Fábio Rocha. Com o tema Mindset digital - a mudança de mentalidade das pessoas e das organizações, a oficina vai demonstrar que, para além da tecnologia, a mentalidade das pessoas e das empresas precisa evoluir e se reconfigurar, inclusive com a reinvenção de competências e o estímulo à inovação nos ambientes colaborativos.

Ao longo da tarde, ocorrerão ainda dois painéis. Marcela Sabino, diretora do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a baiana Cybele Amado, presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) vão comandar o primeiro, com o tema Novas Conexões. Enquanto Marcela mostrará a nova forma de fazer moda usando sensores, biotecidos e impressão 3D, Cybele abordará o impacto da era da informação no aprendizado das novas gerações, discutindo o conceito de ‘Crianças 5D’ e a relação entre ética, inovação e conhecimento.

O outro painel programado para a tarde, Revolução Blockchain: como essa tecnologia vai mudar os negócios, os governos e as pessoas, trará o engenheiro e mestre em administração, Carl Amorim, em uma apresentação sobre a tecnologia que permite, por meio de criptografia, a agilização de operações complexas de forma segura, pública e sem burocracia. O blockchain possibilita que a tecnologia empodere o cidadão, que passa a ter acesso à informação em todos os níveis, da procedência dos alimentos vendidos no supermercado às redes corporativas e à fiscalização das doações para campanhas políticas.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita. 

Programação Completa

Manhã

8h às 8h45 - Credenciamento 8h45 às 9h45 - Cerimônia de abertura e pronunciamentos 9h45 às 10h15 - Palestra ‘Liderança Integrativa e a Viabilização do Impossível’, com Oscar Motomura 10h15 às 10h45 - Talk show: Flávia Oliveira com Oscar Motomura  10h45 às11h15 - Palestra ‘Empreender para criar 500 super-heróis’, com Gino Tubaro 11h15 às 11h40 - Talk show: Flávia Oliveira com Gino Tubaro 11h40 às 12h30 - Painel ‘Liderança em tempos de mudança’: Oscar Motomura e Gino Tubaro conversam com Flávia Oliveira

Tarde

14h às 15h30 - Workshop A, na sala 1: Fusão de megatendências de mudança poderá surpreender? Com Oscar Motomura 14h às 15h30 - Painel B, na sala 2: Novas Conexões, com Marcela Sabino e Cybele Amado 14h às 15h30 – Oficina C, na sala 3: Mindset digital - a mudança de mentalidade das pessoas e das organizações, com Fábio Rocha 16h  às 17h30 – Oficina D, na sala 1: Inovação transformando vidas, com Gino Tubaro e Adriele Silva 16h às 17h30 – Painel E, na sala 2: Revolução Blockchain: como essa tecnologia vai mudar os negócios, os governos e as pessoas, com Carl Amorim

Serviço:

O quê: Seminário Conexões - Fórum Agenda Bahia 2017Quando:  Dia 27 de setembro, das 8h às 18hOnde:  Na sede do Senai-Cimatec, na  Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã Como participar: As inscrições são gratuitas, pelo site www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/

Conheça os palestrantes Adriele Silva é atleta de alta performance (Foto: Divulgação) Adriele Silva – atleta do Paratriathlon categoria PT3, medalha de prata no Panamericano de Sarasota, nos Estados Unidos, em 2016, e única competidora biamputada no atletismo brasileiro. A história de Adriele Silva é de constante superação. Após ficar internada por cálculo renal, ela sofreu uma infecção generalizada e teve os dois pés amputados, mas encontrou no esporte sua reabilitação e traçou uma brilhante carreira no atletismo.  Carl Amorim vai apresentar a revolução da tecnologia Blockchain (Foto: Divulgação) Carl Amorim – representante do Blockchain Research Institute no Brasil, é engenheiro, com MBA em Finanças, pós-graduado em Marketing e mestre em administração. Atualmente, atua na articulação de organizações distribuídas baseadas no Blockchain. Tem trabalhado nos últimos 11 anos com organizações em rede e uso de tecnologia para eficiência em processos, como TEIA MG e Laboriosa 89. Cybele Amado vai falar de conhecimento, ética e inovação (Foto: Divulgação) Cybele Amado - é graduada em Pedagogia e mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Há mais de 20 anos, está à frente de iniciativas sociais voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública e, desde 2007, acumula os cargos de diretora executiva e presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), organização fundada a partir do Projeto Chapada, também idealizado por ela. O ICEP busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio do apoio à formação continuada de educadores e de gestores educacionais, bem como da criação e da mobilização de redes colaborativas. Cybele recebeu o Prêmio Claudia 2008 (na categoria Trabalho Social) e foi vencedora do Prêmio Empreendedor Social 2012, principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do mundo. Em 2016, tornou-se sócia efetiva do movimento Todos pela Educação. Fábio Rocha vai abordar a inovação no mundo corporativo (Foto: Divulgação) Fábio Rocha – especialista em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Leader Coach, Life & Professional Coach e Profile Coach, com certificação Internacional como Analista de Perfil Comportamental. É também mestre em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e consultor para diversas empresas nessa área. Ministra palestras em eventos, cursos e workshops em vários estados do Brasil, sobre temas como Ética, Sustentabilidade, Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Carreira e Marketing Pessoal, para públicos de organizações estatais, privadas e não governamentais. É diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA).

Gino Tubaro – O inventor argentino de 22 anos, já foi premiado diversas vezes, a primeira com apenas 13, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Hoje ele se dedica a inventar soluções para pessoas com necessidades especiais. Fez sua primeira prótese a partir do pedido de uma mãe que não tinha US$ 40 mil para comprar uma mão substituta para o filho de 11 anos. A invenção de Gino Tubaro, mais leve que as próteses convencionais, foi feita em impressora 3D e custou cerca de US$ 250. O jovem empreendedor também investe em um “braille dinâmico”, que permite a leitura sem que os livros sejam digitalizados e projeta impressoras 3D de telas celulares, com foco para na reciclagem de resíduos sólidos. Marcela Sabino estuda as tecnologias exponenciais (Foto: Divulgação) Marcela Sabino - Diretora do Laboratório de Atividades do Amanhã, do Museu do Amanhã, é especialista em inovação e estuda o impacto social de tecnologias exponenciais como inteligência artificial, fabricação digital, robótica, biohacking, big data e internet das coisas. Formada em Políticas Públicas e Administração pela Universidade de Harvard (EUA), atua na criação de estratégias e soluções para problemas complexos a partir de tecnologias emergentes, com foco em desenvolvimento social em organizações como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ONU e grandes empresas internacionais. Oscar Motomura fará palestra e comandará workshop (Foto: Divulgação) Oscar Motomura – Fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, é especialista em gestão, estratégia e liderança. Formado em administração, já fez inúmeros cursos de especialização no exterior na área de finanças, banking e gestão de tecnologia. Tem também mestrado em psicologia social. Executivo multidisciplinar, transita por diferentes campos da gestão e alta administração e tem expertise na área humana, especialmente em facilitação de diálogos e busca de consenso em grandes grupos, solução de “equações impossíveis”, mediação de conflitos e negociações complexas, projetos de integração cultural e gestão de mudanças.