Senado aprova projeto que amplia prevenção e tratamento de câncer no SUS

brasil
29.03.2022, 19:00:00
(Divulgação/Inca)

Senado aprova projeto que amplia prevenção e tratamento de câncer no SUS

O projeto foi aprovado por unanimidade por 71 votos favoráveis e vai à sanção presidencial

O Senado aprovou nesta terça-feira (29) o Projeto de Lei que inclui nas ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a prevenção e o tratamentos dos cânceres do colo uterino e de mama. O projeto foi aprovado por unanimidade por 71 votos favoráveis e 0 contrários. O projeto, único avaliado na sessão de hoje, vai à sanção presidencial.

Pelo texto aprovado, o SUS deve assegurar a realização de exame do colo uterino, mamográficos e de colonoscopia a todas as mulheres que já tenham atingido a puberdade, independentemente da idade. Na primeira versão, apenas mulheres com idade a partir dos 40 anos, ou com risco elevado de câncer de mama eram contempladas.

A proposta estabelece também a atenção integral aos cânceres de mama, do colo uterino e colorretal, com estratégia ampla de rastreamento, e o encaminhamento a serviços de maior complexidade para a complementação de diagnóstico, tratamento ou seguimento pós-tratamento sempre que a unidade que prestou o atendimento ou diagnóstico não dispuser de condições para fazê-lo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas