Sessão na Câmara de LEM é interrompida após confusão e lançamento de ovos

Antecipação da escolha da nova Mesa Diretora e instalação de CPI estavam na pauta do dia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2022 às 09:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Blog Braga

Uma confusão se instalou durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães (LEM), na Bahia, na noite desta segunda-feira (10). Os vereadores debatiam a antecipação da escolha da nova Mesa-Diretora para o biênio 2023/2024. Havia público na sede do Legislativo Municipal. Ovos foram lançados em direção aos vereadores. A sessão foi interrompida, e a Polícia Militar chamada para conter os ânimos. 

Na mesma sessão, ocorreria ainda a instalação de uma Comissão Parlamentear de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades da gestão municipal nas pastas da Saúde e da Educação. A cidade é gerida pelo prefeito Júnior Marabá (União Brasil).

Com o clima já acirrado, o presidente da Casa, vereador Fernando Fernandes, quase foi atingido por um ovo. Presente na sessão, o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Faedo, pulou a grade de proteção da tribuna. A sessão estava sendo transmitida no canal oficial da Casa no Youtube. 

Uma equipe da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi até o local para ajudar a "manter a ordem", pois parte do público queria adentrar o local em clima bastante exaltado. A PM diz que objetos e ovos foram arremessados inclusive contra os policiais. A mulher que jogou os ovos foi contida. 

Os PMs aguardavam a deliberação sobre se a sessão ia continuar quando ouviram uma explosão no banheiro masculino, onde estava um vereador. Como não havia indícios sobre quem causou a explosão, ninguém foi preso. O vereador não ficou ferido. O local foi isolado. "A Polícia Militar reitera o seu papel na sociedade para a defesa e garantia da ordem pública a fim de preservar a incolumidade das pessoas e do patrimônio público", diz nota da corporação.

Veja um dos momentos registrados: