Setor de serviços da Bahia cresce 3,7% de dezembro para janeiro

bahia
15.03.2019, 14:22:00
Atualizado: 15.03.2019, 14:42:23

Setor de serviços da Bahia cresce 3,7% de dezembro para janeiro

Apesar do bom desempenho em relação a dezembro, foi menor do que o resultado obtido em janeiro de 2018

O volume do setor de serviços na Bahia cresceu 3,7% em janeiro de 2019, comparado a dezembro de 2018, na série com ajuste sazonal. Com esse resultado foi possível recuperar parcialmente a queda de 5,1% acumulada entre setembro e dezembro do ano passado. Nessa comparação, o desempenho dos serviços no estado foi bastante superior à média nacional (-0,3%) e acompanhou o movimento de avanço verificado em 12 dos 27 estados.

Apesar do bom desempenho em relação a dezembro, janeiro de 2019 foi pior para o setor de serviços da Bahia do que janeiro de 2018, com queda no volume, nessa comparação (-3,0%). Nesse confronto, o desempenho dos serviços baianos (-3,0%) ficou ainda bem abaixo da média nacional (2,1%). 

Assim, nos 12 meses encerrados em janeiro os serviços seguem acumulando resultado negativo na Bahia (-3,2%), diferentemente do país como um todo, onde se verifica uma variação positiva nesse indicador (0,3%). Todos os cinco grupos de atividades de serviços têm queda na Bahia, em janeiro/19 frente a janeiro/18

O recuo no volume do setor de serviços baiano em janeiro, frente ao mesmo mês de 2018 (-3,0%) foi resultado de quedas ocorridas em todos os cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. A última vez que a retração havia atingido todos os grupos havia sido em março de 2017.

Com os dois maiores recuos, os serviços de informação e comunicação (-6,3%) e os serviços prestados às famílias (-5,2%) foram também os que mais contribuíram para a queda do setor como um todo.

O segmento de informação e comunicação fechou 2018 como a principal influência negativa dos serviços baianos e apresenta retrações seguidas há um ano e meio, desde julho de 2017.  Já os serviços prestados às famílias tiveram a primeira queda de volume depois de terem crescido, mês a mês, durante todo o segundo semestre de 2018.

Fonte: IBGE

Serviços ligados ao turismo na Bahia têm quedas 
Em janeiro, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia caíram tanto em relação a dezembro (-2,1%), na série com ajuste sazonal, quanto frente a janeiro de 2018 (-4,4%). Ambos os resultados ficaram significativamente abaixo da média nacional. No Brasil como um todo, as atividades de serviços ligadas ao turismo cresceram 3,2% entre dezembro e janeiro deste ano e 3,8% na comparação com janeiro de 2018.

O desempenho do turismo baiano em janeiro foi também o terceiro pior dentre os 12 estados onde esse grupo de atividade é investigado separadamente, tanto na comparação com dezembro quanto frente ao mesmo mês do ano passado.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi o pior janeiro para as atividades ligadas ao turismo no estado desde 2012, quando a queda havia disso de -5,1%. Além disso, foi o pior desempenho dentre os estados do Nordeste que são pesquisados. O Ceará apresentou o segundo maio crescimento do turismo entre janeiro 19 e janeiro 18 (8,8%); Pernambuco ficou em quarto lugar (1,9%).

Com esse resultado, nos 12 meses encerrados em janeiro, os serviços relacionados ao turismo na Bahia acumulam retração de -2,3%, também a terceira mais intensa, acima apenas das quedas no Rio de Janeiro (-2,6%) e Paraná (-6,3%). Para o Brasil como um todo, há um crescimento de 2,3% nesse indicador.

Fonte: IBGE



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais