Seu Maxixe aposta na mistura de sertanejo com sofrência

Banda baiana encarta o CD Maxixão no Querosene no CORREIO desta terça (22)

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Meneses
  • Fernanda Meneses

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 20:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Jorge Weber

Uma das bandas de maior destaque do sertanejo universitário baiano, a Seu Maxixe encarta o CD Maxixão do Querosene na edição desta terça-feira (22) do CORREIO. No total, 35 mil exemplares estão disponíveis para os leitores do jornal e fãs do grupo que querem curtir o novo som da Seu Maxixe.

Com seis faixas, o trabalho  surgiu da ideia do compositor Flavinho do Kadet, que assina todas as canções, e da vontade  de dar uma renovada no  som da banda, com uma linguagem mais atualizada do sertanejo. Segundo o vocalista Berguinho, a banda quer fazer   como, “sofrência mais descontraída”.

As músicas são Turma da Saudade, Saudade Absurda, Permuta, Sofrendo a Prestação, Look Sofrência e Porto de Referência. Como os títulos indicam, falam das dores de amor e da sofrência de perder o bem.   Seu Maxixe tem 12 anos de carreira  (Foto: Divulgação) O nome para o disco veio da expressão “querosene”, usada na cidade de Goiânia,   para falar da bebida. Inclusive, o disco foi um momento de estreitar a relação do grupo com a cidade, um dos berços do sertanejo universitário.

 “Sempre gostamos de tocar música romântica, independente  do movimento. A gente veio estreitar essa relação musical abrindo essa exceção para pegar um pouco dessa essência de Goiânia, especificamente neste trabalho”, explica Berguinho.

Quem acompanha o grupo pode perceber um pouco mais dessa relação  criada através do ritmo nesse novo projeto. “É uma experiência bem diferente, é como se alguém de lá de Goiânia pedisse para alguém fazer um CD de pagode aqui na Bahia. A essência que a gente queria estava exatamente lá”, conta o vocalista,  explicando  que a banda escolheu trocar alguns instrumentos e usar o cajón, baixo acústico, acordeom e percussão para conseguir um som mais acústico.

Parceria com o CORREIO

 Esse novo projeto já rendeu um DVD gravado em estúdio. A parceria com o CORREIO, afirma o cantor,  é algo que a banda já queria há algum tempo. “Nós estamos muito felizes com essa parceria com o CORREIO. Estamos satisfeitos porque é a realização de um sonho. Então, a gente espera que a galera curta esse trabalho, que foi feito com muito carinho, pesquisa e dedicação”, finaliza. 

A Seu Maxixe é formada por oito integrantes. Além de  Berguinho, a banda tem na linha de frente o percussionista  Fabrício, o cantor e violonista  Eugênio, o acordeonista Airton e o violonista Lucas.

O grupo  surgiu em 2007, quando Berguinho, que é natural de Natal, no Rio Grande do Norte,  decidiu vir para Salvador atrás de seu sonho na música. Ele  se juntou com Fabrício e decidiram reunir amigos para cantar e tocar, apenas por  diversão. 

A brincadeira  se tornou  sério e acabou originando a  banda, que hoje tem 12 anos de estrada. “Nos unimos pela vontade de tocar, de brincar. Graças a Deus e ao público, o projeto agradou e terminamos nos focando no grupo”, conta o vocalista.

Neste período,  a banda já registrou mais dez discos gravados ao vivo. Em 2013, lançou o primeiro CD e DVD com músicas inéditas, batizado de Seu Maxixe Autoral. Em 2017, lançou um CD só com duetos com artistas como Léo Santana e Tomate. Em 2018, os donos do hit Canudinho lançaram um novo CD.   

*Com orientação da editora Ana Cristina Pereira