Shoppings e templos poderão reabrir nesta sexta, confirma ACM Neto

'Lojas só fecham se a taxa chegar a patamar superior a 80%', alertou prefeito. Lojas do comércio de rua acima de 200 m² também serão liberadas

Publicado em 23 de julho de 2020 às 16:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Salvador está há cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para o coronavírus abaixo dos 75% e, por isso, hoje a cidade começa a primeira fase da retomada econômica. Shoppings centers, centros comerciais e as lojas de rua acima de 200 metros quadrados reabrem para o público. Os templos religiosos também. Esses locais poderão ter mais de 50 pessoas a depender do espaço. Eventos em sistema drive in também poderão solicitar autorização para acontecer junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

Leia mais: Confira os protocolos de reabertura da fase 1 em Salvador

O decreto que permite a retomada das atividades foi assinado no final desta tarde pelo prefeito ACM Neto, durante uma coletiva de imprensa, via internet, na qual ele mostrou outros indicadores que demonstram que a situação é segura para tomar essa decisão. A cidade apresenta, nesta quinta, 73% dos leitos de UTI para tratar a covid-19 ocupados. “Tínhamos estabelecido no protocolo de reabertura que a Fase 1 deveria ter pelo menos cinco dias com uma taxa menor ou igual a 75%. Hoje, com a entrada de 10 novos leitos, nós conseguimos atingir o patamar de 73%, assim completando 5 dias consecutivos com a taxa de ocupação igual ou inferior a 75%. Na verdade, a nossa folga é até maior pois chegamos a 73%, o que eu considero uma grande vitória”, afirmou o prefeito.Leia mais: Uma mão no terço, outra no álcool em gel: Igreja do Bonfim reabre nesta sexta (24)

Mesmo com a reabertura, a população deve se precaver para evitar um aumento na ocupação dos leitos e, consequentemente, uma nova suspensão das atividades. As lojas e shoppings fecham se a taxa chegar ao patamar de 80% das UTIs para a Covid-19 ocupadas. “A margem de segurança é até 80% de ocupação. Em muitos lugares houve um aumento após a reabertura, mas depois se estabilizou. Esperamos que esse crescimento não eleve a taxa acima do teto estabelecido para o funcionamento dos estabelecimentos”, observou o prefeito.

Para evitar o abre e fecha, Neto pediu o auxílio da população de Salvador, inclusive, para fiscalizar o cumprimentos dos protocolos de segurança. “Se cada um não fizer sua parte, todo esse esforço para conter o vírus pode ser jogado fora. Fizemos tudo que está ao nosso alcance, mas cada um tem que se precaver. A população pode ajudar na fiscalização, é possível realizar denúncias em caso de descumprimento das normas de combate ao vírus”, disse.

O início da retomada não significa a volta à normalidade, ressaltou o secretário municipal de Saúde Leo Prates. “Já estamos vendo os indicadores todos se estabilizando e caindo. Quero ressaltar que nem eu, nem o prefeito e nem o governador quisemos essa doença ou a trouxemos para Salvador, mas temos que enfrentá-la. Vejo muita gente se manifestando para abrir isso e aquilo, mas não é da nossa cabeça. É uma decisão científica. Temos uma equipe epidemiológica que assessora o meu gabinete e uma do estado”, disse. Prefeito assinou o decreto durante coletiva virtual (Foto: Reprodução) A fiscalização do cumprimento dos protocolos de abertura começa na sexta às 10h logo na abertura das lojas de rua em Salvador. “O comando da fiscalização será da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo com toda uma equipe intersetorial envolvendo Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Ordem Pública, a Polícia Militar e Vigilância Sanitária e todos os órgãos que devem estar envolvidos nessa fiscalização. Vamos ter sim uma fiscalização muito rigorosa. Ao longo do tempo, demos exemplos de uma resposta imediata e eficaz. A pasta está na linha de frente e sabe cada protocolo que deve ser cumprido e assim será”, disse o prefeito, que também garantiu que os estabelecimentos que descumprirem as normas de segurança serão fechados.

De acordo com a Sedur, cerca de 120 agentes estarão em operação durante todo o dia, fiscalizando não só os shoppings e igrejas, mas também os bairros que ainda estão sob restrição de circulação, como Fazenda Grande e Cajazeiras. Segundo o secretário da pasta, Sérgio Guanabara, os agentes irão observar se os setores reabertos estão cumprindo a medição de temperatura, a lotação dos estacionamentos em máxima de 50%, além da própria lotação dos corredores e lojas. “Será um dia intenso para nós”, adiantou.

Taxa de ocupação Salvador atingiu os 75% de leitos de UTI voltados para o coronavírus ocupados no último domingo (19), quando começou a contagem regressiva de cinco dias para a primeira fase de reabertura. O índice permaneceu nesse patamar durante a segunda (20), esteve em 74% na terça e na quarta, até atingir os 73% anunciados nesta quinta. 

A redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI está intimamente ligada à ampliação da quantidade de leitos. Em cerca de 3 meses, foram abertos 515 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus em Salvador em um esforço conjunto da prefeitura e o Governo do Estado. Apenas por parte da gestão municipal, foram abertos 217 novos leitos de UTI.

“Até o fim dessa semana, entram mais 9 leitos no hospital de campanha da Arena Fonte Nova. Com isso, iremos a 226 leitos. Até a segunda quinzena de agosto, chegaremos aos 250 leitos de UTI estabelecidos no começo da pandemia. Estamos correndo para ofertar mais 24 novos leitos, dos quais 10 serão no sagrada família e 14 no Hospital Salvador. Assim, chegaremos a 99 novos leitos criados em Salvador em um mês, ultrapassando a meta de 250 que tínhamos estabelecido”, afirmou Neto.

Dados O prefeito ressaltou que a gestão municipal levou em conta os dados da doença na capital para decidir pelo início da reabertura econômica. De acordo com Neto, o coronavírus já atingiu um quadro de estabilidade em Salvador e já inicia o processo de desaceleração na cidade.“Quando compramos a situação de Salvador com a de outras cidades do Brasil, os números falam muito mais que a minhas palavras. Pela primeira vez, sou o autor dessa boa notícia por poder apresentar os dados que vão embasar a assinatura do decreto [de reabertura]. Os dados demonstram toda a base técnica, científica e tudo que vem a justificar as decisões que estamos tomando nesse momento. Há a desaceleração nos principais indicadores, sem a qual nós não iríamos avançar e tomar as decisões que estamos tomando na tarde de hoje”, afirmou.Segundo as informações apresentadas, a quantidade de novos casos tem apresentado  redução em três semanas consecutivas, quando se compara a média móvel - o resultado do cálculo da média de novos casos a cada sete dias - dos últimos sete dias com a mesma medida há 14 dias anteriores. Nas semanas entre 28 de junho e 18 de julho, a queda começou em 24%, chegando a 51% e terminando em 61%.

A curva de óbitos também apresenta uma queda constante há 4 semanas, iniciando com um recuo de 1% na semana epidemiológica 26, passando por quedas de 23% e 27% até chegar a uma redução de 17% levando em consideração a média móvel desta semana na compração com os 14 dias anteriores

Salvador também apresentou uma desaceleração nas taxas de crescimento de novos casos e óbitos. “Estamos contando a partir do primeiro sintoma para tentar tornar esse dado mais atual, o que mostra uma velocidade de crescimento de 0,5 em queda permanente. Em relação aos óbitos, a velocidade de crescimento também está em queda constante chegando a 1,1% nesse momento. A curva do estado faz a conta a partir da confirmação do caso no sistema”. apontou Neto.

Os soteropolitanos também estão contaminado menos pessoas, aponta a queda do fator Rt na cidade. Salvador possui um fator Rt de 0,7, o que indica uma expectativa de que o número de novas infecções diminui ao longo do tempo.“Uma pessoa contamina menos de uma pessoa hoje e esse fator também vem caindo”, disse o prefeito.Os dados demonstram ainda que Salvador apresenta uma situação bem melhor do que outras capitais do país no que se refere à taxa de letalidade da doença. A capital baiana apresenta um desempenho superior a outras 13 cidades, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Recife, Natal, Manaus e Vitória. 

“Para as cidades que já viveram o seu pico e estão em uma linha decrescente, Salvador tem talvez o melhor resultado em termos de taxa de letalidade, o que, aliás é algo que muito nos orgulha de termos chegado até aqui sem ter havido o colapso no sistema de saúde, e, consequentemente, tendo condições de salvar milhares de vidas”, pontuou Neto.

Segunda fase A mudança de fase só pode ocorrer depois de um intervalo de 14 dias, contados desta sexta (24). Outra condicionante é a manutenção da taxa de ocupação dos leitos de UTI na casa dos 70% por 5 dias consecutivos. Na terceira etapa, o patamar precisa ser de até 60%.      Na fase dois da retomada das atividades, irão poder reabrir academias de ginásticas e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes. Já na terceira e última etapa de reabertura, estarão aptos a funcionar parques de diversões e parques temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculos, clubes sociais, recreativos e esportivos, centros de eventos e de convenções.

Escolas, parques públicos, praias, e demais espaços não listados nas fases que terão outros critérios de retomada anunciados no momento oportuno.

70% dos ônibus na rua Para levar as pessoas a esses locais - especialmente os trabalhadores -, foi planejado um escalonamento especial dentro do sistema de transporte urbano, com diferentes programações em cada uma das etapas de reabertura.

Nesta primeira fase, 70% da frota de ônibus (o equivalente a 1.514 veículos) estarão nas ruas, com três momentos em que as linhas terão diferentes disposição de veículos: no denominado Pico 1, entre 5h e 8h; Pico 2, entre 8h e 12h; e Pico 3, entre 15h e 21h. Atualmente, 60% da frota de ônibus roda em Salvador nos horários de pico, segundo a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob).

"Três picos porque dividimos o horário de funcionamento para não ter a concentração em um só pico. Se fosse um dia normal, sabemos como seria o pico, mas não é porque dividimos os horários. Esses horários foram pensados para não gerar coincidência das atividades entre si e com as outras atividades. Quando for ativada a próxima fase, vamos anunciar novos picos", afirmou o prefeito, ao anunciar que a quantidade de coletivos nas ruas vai aumentar conforme as fases forem avançando.

Dos bairros para o Centro, a última viagem acontece às 22h, enquanto no sentido inverso, às 23h. Nas estações de transbordo, continua valendo a programação atual (das 4h à meia-noite). 

"Vamos acompanhar a dinâmica da cidade e analisar o comportamento do transporte público", afirmou Neto, citando que apesar das estações de transbordo estarem sendo monitoradas, os pontos de ônibus nos bairros não poderão ter a mesma atenção, a princípio. 

*Com supervisão do editor João Galdea.