Sirenes são acionadas em sete comunidades de Salvador; previsão é de 80 mm de chuva na terça (19)

Pessoas desabrigadas são conduzidas aos abrigos organizados pela Prefeitura em escolas municipais

Publicado em 18 de abril de 2022 às 19:41

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Divulgação/Codesal

A situação segue crítica em Salvador com a forte chuva que atinge a cidade nesta segunda-feira (18). No início da noite, a Defesa Civil (Codesal) acionou duas sirenes de emergência nas comunidades de Calabetão e Moscou, no bairro de Castelo Branco. Mais cedo, cinco localidades já haviam recebido o alerta. De acordo com o Climatempo, a previsão para esta terça-feira (19) é de 80 mm de chuva na capital baiana, com temperatura máxima de 27ºC e mínima de 23ºC.

Na tarde desta segunda, as sirenes de emergência foram tocadas nas comunidades de Mamede, no Alto da Terezinha, Baixa do Cacau, em São Caetano e Bom Juá, já pela manhã, foram ouvidas em Voluntários da Pátria, no Lobato, e Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano. As sirenes são acionadas após o volume de chuvas ultrapassarem 150 mm em 72 horas.

Segundo Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), não há pretensão de um novo acionamento de sirene para esta segunda-feira (18).

“O sistema é acionado para que os cidadãos possam sair das suas casas e, para isso, damos todo o apoio e acolhimento. Sempre pedimos a compreensão da população para passarmos juntos por esse momento delicado de chuvas e, com fé em Deus, passaremos bem”, disse o prefeito Bruno Reis, que esteve no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), na Avenida Bonocô, para acompanhar a situação.

A previsão atual é de chuva forte na cidade, o que resultou no acionamento do sistema. A Defesa Civil também mudou o status de monitoramento para o nível de alerta máximo, devido à previsão da continuidade de chuvas fortes em Salvador. Durante a madrugada desta segunda, Salvador registrou rajada de vento de 28km/h e temperatura mínima de 22ºC.

A instrução da Defesa Civil aos moradores de área de risco onde houve acionamento da sirene é a saída imediata do imóvel, portando apenas documentação mínima e remédios. Em seguida, essas pessoas são conduzidas aos abrigos organizados pela Prefeitura em escolas municipais.

O passo seguinte é a vistoria pela Codesal da área e dos imóveis evacuados a fim de avaliar a viabilidade de cada morador deslocado retornar para a própria residência. Se o imóvel estiver comprometido pela chuva, os desalojados ou desabrigados serão cadastrados na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), para que possam ter acesso ao auxílio moradia.

Nas áreas de risco mapeadas, a Codesal realizou a formação do Núcleo Comunitário de Prevenção e Defesa Civil (Nupdec), cujo objetivo é capacitar um grupo de moradores locais para reduzir riscos e danos em caso de chuvas fortes. A capacitação aborda temas sobre defesa civil, percepção de risco, primeiros socorros e assistência em situações de desastre. Também foram realizados este ano os simulados de evacuação, para orientar aos moradores sobre como proceder em situações provocadas por chuvas fortes.

Balanço Da meia-noite até as 19h30 desta segunda-feira (18), foram registradas 320 ocorrências na cidade, sendo 85 ameaças de deslizamento, 61 deslizamentos de terra, 44 avaliações de imóvel alagado, 21 infiltrações, 48 ameaças de desabamento, 20 árvores ameaçando cair, 13 avaliações de área, 10 desabamentos de muros, quatro ameaças de desabamento de muro, quatro árvores caídas, três desabamentos de imóveis e uma pista rompida.

Em caso de emergência, a exemplo de alagamentos, deslizamentos, rachaduras e ameaças de desabamento, o cidadão deve buscar ajuda imediata da Codesal, através do número gratuito 199. É importante que os cidadãos informem com a máxima precisão o endereço e a situação no local, para que as equipes possam fazer o atendimento o mais rápido possível.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site. A Defesa Civil também emite os boletins de alerta pelo celular. Basta enviar um SMS com o número do CEP de residência para 40199. O serviço é gratuito.

Os maiores acumulados de chuvas em 72 horas, atualizado às 11h30 pela Codesal, foram registrados em Mirante de Periperi (194,8mm), Ondina (175mm), Itacaranha (173,6mm), Centro (171,5mm) e Federação (170mm).

Família desabrigadas

A Prefeitura de Salvador já acolheu 32 famílias - com um total de 62 pessoas - que ficaram desabrigadas devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde o último sábado (16). Só na manhã desta segunda-feira (18),  23 famílias foram abrigadas na Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda, no bairro do Lobato. 

Uma família está abrigada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mosa Berbert, em São Caetano. E oito encontram-se na Escola Municipal Santa Terezinha, no Alto da Terezinha.

As ações fazem parte dos esforços da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Segundo o secretário da Sempre, Kiki Bispo, dez escolas do município estão totalmente preparadas para qualquer novo episódio que possa vir a ocorrer. “Diante do risco iminente de fortes chuvas, após a cidade apresentar um acumulado de 150 mm nas últimas 72h, temos que estar prontos para dar toda a assistência necessária”, pontuou.

As escolas possuem dormitórios e são fornecidas cinco alimentações diárias, acompanhadas por nutricionistas. Os técnicos da Codesal fazem a vistoria dos lares e os profissionais da Sempre efetuam o cadastramento e verificação da situação de cada um, de acordo com laudos da Defesa Civil, para a concessão de Auxílio Aluguel no valor de R$300 ou Auxílio Emergencial, que varia de um a três a salários mínimos.

"Quando ouvi a sirene só fiz arrumar minha criança, pegar umas roupas dela, nossos documentos e deixei nossa casa. Lá tem barranco, a casa molha toda e vir para a escola foi ótimo. Nada vale colocar a vida do meu filho em risco", conta Graciely de Jesus, que foi acolhida com o filho de dois anos.

Frente fria

A frente fria que atinge Salvador intensificou as chuvas desde a madrugada deste domingo (17), agravando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo informação da subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas e Sistemas de Alerta da Codesal, Nicoly Lima, em abril já choveu 145,4mm, equivalente a 51% da média histórica do mês que é de 284,9mm.

Até a próxima quinta-feira (21) haverá, em Salvador, a previsão é de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento. O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) estará em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana.

A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo gradativamente de intensidade.