SiSU: interessados na lista de espera têm até hoje para se inscrever

Prazo foi aberto na última sexta-feira, 22 de junho

Publicado em 27 de junho de 2018 às 14:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Candidatos à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste segundo semestre podem manifestar interesse até esta quarta-feira (27), no site do processo seletivo. O prazo foi aberto na última sexta-feira (22) e permite a candidatura de estudantes que não obtiveram a pontuação necessária para a aprovação em nenhuma das duas opções de curso, ou que se classificaram apenas para a segunda.

Os aprovados na lista de espera devem ser convocados entre 03 de julho e 21 de agosto. “O principal conselho que dou é para a pessoa ficar de olho na lista de espera SiSU porque o nome pode estar lá e talvez ela não veja. Infelizmente, aconteceu com muitos amigos meus cujos nomes estavam na relação”, destaca Jamile Andrade dos Santos, estudante de Nutrição.

Mesmo com a aprovação na primeira chamada do SiSU, Jamile pontua que não foi aprovada logo na primeira tentativa. Por isto, precisou intensificar ainda mais a rotina de estudos. “Fiz curso pré-Enem pelo Educa Mais Brasil. Recebi um desconto muito bom de 50% e consegui pagar. Assistia às aulas durante a semana e nós tínhamos simulados nos finais de semana” comenta Jamile.

A preparação incluiu o download de materiais gratuitos disponíveis na internet, o acompanhamento de cursos online gratuitos somados à resolução de exercícios e de provas antigas. Entre os conselhos dados pela estudante, estão: “estude, mas não fique ‘na paranoia’ de só estudar porque isso pode te deixar nervoso no dia. Faça outras coisas, mas mantenha o foco. E, principalmente, não desista. Se prepare e persista até conseguir”, completa.

Foram ofertadas 57.271 vagas no SiSU 2018.2. Nesta edição, 68 instituições participaram: a rede federal responde por 86,7% das participantes. São 30 universidades e 27 institutos de Educação, Ciência e Tecnologia, além de dois centros de Educação Tecnológica. As instituições estaduais (11%) equivalem a sete universidades e um centro universitário. Há apenas uma IES municipal (1,4%).

Amanhã (28) termina o prazo para a realização da matrícula SiSU 2018. Os aprovados devem observar as orientações publicadas pelos editais específicos de cada instituição de ensino, onde constam as devidas datas, horários e locais de atendimento. O resultado SiSU 2018 específico desta edição foi publicado em 18 de junho.

Estudantes que não foram aprovados, mas não têm interesse em se candidatar à lista, podem optar pelas bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. Para a graduação, é possível estudar com descontos de até 70%. Basta acessar o site do Educa, visualizar os cursos e descontos e realizar a inscrição.