Sou Verão estreia quinta edição na Praia de Tubarão

Projeto desembarca neste domingo (15) na praia da Barra e vai oferecer atividades das 8h às 12h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2019 às 18:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Erik Salles

Cerca de 600 pessoas participaram, na manhã deste sábado (14), da estreia do quinto ano do Sou Verão, projeto realizado pelo jornal CORREIO que estimula a prática esportiva em todas as idades. A praia de Tubarão, em Paripe, foi o local escolhido para o início da temporada 2019-2020, que chega neste domingo (15) à praia da Barra, como as estações de esporte distribuídas entre o Porto e o Farol, a partir das 8h até o meio-dia.

Entre os esportes oferecidos gratuitamente para a população estão canoa havaiana, patins, skate longboard, futevôlei e frescobol, todos orientados por instrutores especializados e com equipamentos de segurança, como joelheiras e/ou capacetes. 

[[galeria]]

Daquelas que não perde uma oportunidade de se exercitar, a enfermeira Marcela Santos, 33 anos, moradora da Ilha de São João, elogiou a iniciativa. “É muito legal ver um projeto como o Sou Verão acontecendo aqui na Praia de Tubarão. É importante quando ações como essa proporcionam algo diferente para a população. Voltarei no dia 28 com certeza”, garante a esportista após revelar ter corrido 5 km antes de chegar no projeto, onde andou de patins e se divertiu no futevôlei.

Cativa do Sou Verão, a publicitária Larissa Farias, 24, moradora de São Tomé de Paripe, marcou presença no projeto por mais um ano. “Em 2017, eu conheci o Sou Verão na Ribeira, no ano passado eu fui algumas vezes praticar stand up paddle, canoa havaiana e patins, e esse ano fiz questão de já vir cedo para aproveitar todos os esportes da edição”, contou a jovem após percorrer um ciclo de atividades ao lado das amigas Ariane Costa, 20, Noemi Silva, 17, e a pequena Railane Almeida, de 10 anos.

Crianças não faltaram na estreia do Sou Verão. Mais uma vez, as atividades preferidas da turminha foram skate longboard e patins. Ao lado dos seus responsáveis, os meninos Igor Vitor, 9, Ian Gomes, 9, e Pedro Guilherme, 7, chegaram cedo e foram os primeiros participantes a se lançar nas aventuras em quatro rodas. “Eu adoro andar de skate e quero ficar aqui até acabar”, revela o garoto ansioso para continuar a diversão.

Já o pessoal um pouco mais velho elegeu os esportes de areia e mar para se divertir. Experiente no futevôlei, Maria Cecília Dias, 16, saiu para passear quando descobriu o projeto na praia. “Gosto de esportes com bola, e o futevôlei une duas paixões: o futebol e o vôlei”, conta a garota enquanto “batia um bolão” na quadra de areia. A assistente social e moradora de Paripe, Uaniele Araújo, 31, preferiu a canoa havaiana e voltou da atividade com o sorriso aberto. “Melhor do que eu esperava. Sair remando e olhar a praia por outro ângulo traz uma perspectiva diferente do nosso bairro”, avalia.

Além do esporte Aos 80 anos e cheia de disposição, a aposentada Edite Santos escolhe anualmente a Praia de Tubarão como aconchego para veraneio. Moradora de Valéria, D. Edite costuma sair cedo para passear e se surpreendeu quando avistou a estrutura do projeto, que oferecia, além das práticas esportivas, atendimento na área de saúde e bem-estar nos espaços da Vitalmed e da Drogaria São Paulo. “Eu sou cliente da São Paulo, quando vi que eles estavam aqui encostei para saber o que era. Aproveitei então para medir a pressão e a glicemia. Está tudo como esperado”, revela a senhora, já pronta para começar o final de semana agitado.

Na tenda da Drogaria São Paulo, além da aferição de pressão e teste de glicemia, ainda foram oferecidos teste de bioimpedância, feito por farmacêuticos, limpeza de pele com uma dermoconsultora, além de aplicação de protetor solar e distribuição de brindes.

Outro espaço disputado foi o da Vitalmed, que ofereceu ao público o serviço de quick massage. Moradora de Tubarão, a assistente social Simoni Bomi, 40, viu o projeto ser montado e garantiu sua massagem. “Iniciativa muito legal para a população. Nossa comunidade precisa de mais projetos assim”.

Com programação para todo o mês de dezembro e janeiro, a próxima edição do Sou Verão acontece neste domingo (15), na Barra, retorna ao mesmo local na semana que vem e segue acontecendo aos sábados revezando com a praia de Tubarão. Para participar basta levar um documento de identificação com foto e se inscrever no local. No caso de menor de idade é preciso ir acompanhado do responsável. O acesso será feito por ordem de chegada. O Sou Verão é uma realização do jornal CORREIO com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e apoio da Vitalmed, Drogaria São Paulo, Litoraneus e Uniftc.