SSP anuncia mudança no destino de 15 delegados titulares em Salvador

Informações foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (10)

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 10 de maio de 2018 às 13:45

- Atualizado há um ano

O que antes eram rumores, hoje não é mais. Há quase uma semana já se falava na 'dança das cadeiras' nas titularidades das delegacias e as mudanças chegaram: foram exonerados e nomeados 15 delegados em Salvador e região metropolitana. As informações constam na edição desta quinta-feira (10) no Diário Oficial do Estado. A Polícia Civil informou ao CORREIO que as mudanças são apenas ações administrativas.   

Considerado um dos delegados mais experientes de Salvador, ACM Santos, que era titular da 12ª Delegacia (Itapuã), já sabia de sua saída havia cinco dias. “O próprio secretário [da Segurança Pública, Maurício Barbosa] me ligou falando que eu ia sair”, disse o ACM Santos, que a partir de hoje assume a 9ª Delegacia (Boca do Rio) – unidade que está inserida numa área de atuação expressiva do tráfico de drogas em Salvador. 

“Foi legal pra mim. Já tinha cinco anos em Itapuã. Gosto de novos desafios. A gente vai continuar fazendo um bom trabalho”, disse Santos. Segundo ele, na 12ª Delegacia, no quadrimestre, foram registradas 5 mil ocorrências, a maioria de furto, roubo e lesão corporal. “Foram mais de 500 inquéritos remetidos à Justiça”, declarou o delegado. 

Com a chegada de ACM Santos à 9ª Delegacia, a ex-titular da unidade, Rogéria da Silva Araújo assume a partir de hoje a 1ª Delegacia (Barris), onde a maioria das ocorrências é de roubo e furto. “O trabalho não será diferenciado. Sempre vai ser pressão contra o crime. Nós fizemos um combate efetivo a todas as modalidades criminosas, teve ampliação de envio de inquéritos e termos circunstanciados, um trabalho entrosado com a Polícia Militar e farei da mesma forma na 1ª”, disse Rogéria. Ela permaneceu por cinco anos na 9ª Delegacia.

Já a delegada Maria Dail, que estava à frente da 1ª Delegacia, ainda está sem destino na Polícia Civil.  “Por enquanto ainda não sei para onde vou”, falou Maria ao CORREIO. A delegada chegou à unidade a pouco menos de um ano e, junto com o chefe do Serviço de Investigação (SI) Paulo Portela, realizou prisões, como a de Fabiano de Oliveira Passos, 43 anos, e do filho dele, Fabrício Santos Passos, no início de março. O pai era um dos principais fornecedores de drogas no Centro e o filho seguia pelo mesmo caminho. 

Especializadas  Houve mudanças também nas delegacias especializadas. A delegada Vânia Nunes Seixas Matos deixa o comando da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi. “Na sexta à noite, soube que ia sair da unidade, mas não disseram para onde iria. Achei que a publicação no Diário Oficial seria no sábado e não hoje”, disse ela, que estava na especializada havia quatro anos. “Hoje, estou organizando tudo para a nova delegada, organizando os despachos para ela dar continuidade ao trabalho”, declarou Vânia Nunes. Quem fica no lugar dela é a delegada Simone Maria Figueiredo Moutinho Borges - que deixa o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

O delegado Marcelo Simões Tannus não está mais à frente da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Ele vai para Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). O novo titular da DRFRV é José Nélis de Jesus Araújo Júnior, que coordenava o Grupo de Repressão a Roubo em Coletivos (Gerrc). 

Outras mudanças O delegado Luís Henrique Costa Ferreira deixou a 2ª Delegacia (Lapinha) para assumir o comando da 29ª Delegacia (Plataforma), no lugar do delegado Maurício Rocha Dias, que passa a ser titular da 5ª Delegacia (Periperi). O delegado Nilton Borba de Souza, que estava à frente da 5ª Delegacia, agora está na 4ª Delegacia (São Caetano), que antes tinha como titular o delegado Nilton Tomes de Araújo – Tormes foi para 12ª Delegacia. 

A nova coordenação da 7ª Delegacia (Rio Vermelho) é da delegada Lúcia Maria Dias Jansen da Silva, que veio da 11ª Delegacia (Tancredo Neves). Agora, a 11ª tem como titular o delegado Thiago Rodrigues Andrade Pinto. O delegado Antônio Fernandes Soares do Carmo, que estava na 7ª Delegacia, foi para 10ª Delegacia (Pau da Lima), ocupada antes pelo delegado Fábio Luís Silva. Fábio segue para assumir a 2ª Delegacia (Lapinha).

Foram também nomeados Humberto Augusto Fernandes Mattos para delegado titular da 1ª Delegacia de Tóxico e Entorpecentes de Salvador (DTE) e o delegado Marcos César da Silva para o cargo de coordenador de Operações Especiais da Polícia Civil (COE). 

Ainda de acordo com a publicação do Diário Oficial, foram exonerados: a delegada Idalina Lima Moreira Otero, da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), e os delegados Luiz Marcelo Queiroz Sampaio, da DTE Salvador e Glauber Eiji Uchiyama da coordenação do COE.  Ainda não há informações sobre o destino deles.