Startups baianas chegam à reta final do Desafio Acelere[se]

Grupos vão se apresentar no encerramento do Agenda Bahia 2018

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 30 de outubro de 2018 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação/Rede+

A hora de apresentar os resultados de 12 semanas intensas de atividades se aproxima para as startups participantes do Desafio de Inovação Acelere[se]. Oito empresas começaram o programa, sete chegaram ao final. Uma delas teve de sair por uma boa razão: começou a ter uma demanda maior de clientes fora da Bahia e mudou sua base operacional para São Paulo.

Nesta terça, 30, as remanescentes cumprirão a última atividade do programa, que teve todas as suas atividades realizadas na sede da aceleradora Rede+, na Av. Tancredo Neves. Além de mensurar os resultados obtidos durante o mês de outubro, também vão assistir à última mentoria. 

E essa é especial. Justamente aquela que vai preparar a turma para a grande apresentação do dia 07 de novembro, quando os empreendedores farão um pitch (mostra-relâmpago comum no universo das startups para exibir ideais ou produtos e captar investimentos) no Seminário Humanize[se], no encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018.

A mentoria final será dada pelo empresário Rodrigo Paolilo, CEO da Rede+, que é parceira do CORREIO na realização do Desafio de Inovação Acelere[se]. No dia 07 de novembro, em um dos auditórios do Seminário Humanize[se], os empresários vão exibir seus negócios para o público do seminário, representantes do ecossistema de inovação baiano, para os mentores e capacitadores que os acompanharam nas 12 semanas de atividades e, principalmente, para os três jurados que irão escolher, dentre as sete remanescentes, as três empresas que obtiveram os melhores resultados ao longo dos três meses do desafio.

Uma das juradas já está confirmada, será a apresentadora do programa Shark Tank Brasil, Cristiana Arcangeli, também empresária e investidora do Fundo de Investimentos Phenix. Ela, inclusive, também fará uma palestra no seminário, com dicas para quem pensa em empreender.  Empreendedores das startups do Acelere[se] e equipe da Rede+ em happy hour depois de um dia intenso de mentorias e capacitações Sede de aprender 

Rodrigo Paolilo comemora os resultados do Acelere[se] e enfatiza a satisfação em ter encontrado uma turma de empreendedores com tanta “sede de aprender e tão colaborativa com o mercado como essa. Foi recompensador encontrar essa garra neles”, afirma o CEO da Rede+.

Segundo o empresário,  os participantes do Acelere[se] evoluíram suas estratégias e ferramentas de negócios, ampliando a capacidade de entrega para cada passo no desenvolvimento das startups rumo a tornarem-se grandes companhias.

"Nas 12 semanas do programa, eles melhoraram seus produtos e revisaram processos internos das empresas. Também puderam reconfigurar o mindset (modelo mental), o que é uma forma de estímulo ao próprio ecossistema baiano", acrescenta."O programa me deu uma satisfação pessoal também em ver que  a Bahia tem tantos empreendedores de talento  (Rodrigo Paolilo)Paolilo ainda lembra o fato do Acelere[se] ser um programa relevante também por estar inserido no contexto do Fórum Agenda Bahia, evento que há nove anos estimula a inovação, promovendo discussões sobre novas tecnologias e suas aplicações no desenvolvimento social e econômico do Estado.

"O Agenda Bahia antecipa tendências e o Acelere[se] está inserido nesse contexto. A sensação ao final do programa é de missão cumprida e de uma grande responsabilidade em passar para a sociedade outras visões e formas de pensar e empreender", diz.

CONHEÇA AS STARTUPS DO ACELERE[SE]

Websérie

O Desafio de Inovação Acelere[se] começou em 03 de agosto e, no decorrer de 12 semanas, uma websérie foi gravada com os principais momentos do programa. O primeiro episódio entrou no ar, nas redes sociais do CORREIO, em setembro. Os outros dois capítulos já têm data para lançamento, em 05 e 19 de novembro.

No primeiro episódio, os participantes do Acelere[se] falam dos obstáculos que precisam ser transpostor por quem resolve empreender e dão sugestões para aqueles que desejam se lançar na área empresarial. 

O vídeo também traz a rotina de atividades dos empreendedores e depoimentos de mentores e facilitadores do programa de aceleração.

Assista ao primeiro episódio da websérie do Acelere[se]:

Sete finalistas

Das oito empresas que iniciaram o programa, a ConstruCODE não chegou ao final porque precisou mudar-se para São Paulo, para atender clientes no Sudeste do país. A empresa desenvolveu uma plataforma online que transforma projetos em etiquetas inteligentes, que permitem o compartilhamento remoto de informações entre os envolvidos na construção.

Parmanecem no Acelere[se] as empresas: QRPoint, plataforma de controle e gestão inteligente da jornada de trabalho, que  aumenta a produtividade do setor de Recursos Humanos (RH); Mosquito Zero, um conjunto de serviços que identifica e monitora locais de foco do mosquito da dengue e outras doenças, em ambientes terrestre e espacial, com o auxílio detecnologia de ponta; N2 Soluções, sistema para registro de acidentes de trânsito com e sem vítimas através de portal ou aplicativo; Me Ajuda Limpeza, aplicativo que conecta profissionais e quem necessita de seus serviços; EvEx Evento Experience, plataforma para organização de eventos; Onde Toca, portal e aplicativo que fornece informações precisas e segmentadas sobre música e gastronomia; e Closet - ateliê de aluguel de vestidos e acessórios  com estoque sustentável.    

O Desafio de Inovação Acelere[se] é oferecido pelo Fórum Agenda Bahia 2018, com apoio institucional da Rede Bahia e realização do CORREIO e Rede+.