Startups do Acelere[se] fazem primeiro pitch no Agenda Bahia

Empresas passarão por um programa de 12 semanas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 15:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto de Arisson Marinhoi/CORREIO
QRPoint por Fotos de Arisson Marinho/CORREIO

A busca por lucro em pouco tempo sem um aumento significativo dos custos atrai muitas empresas, mas quantas conseguem realmente chegar lá? Oito startups baianas - seis de Salvador, uma de Lauro de Freitas e uma de Feira de Santana - estão participando do Desafio de Inovação Acelere [se], iniciativa do CORREIO e da Rede+ para fortalecer e acelerar o crescimento de startups do estado, que oferece um programa gratuito de 12 semanas de mentorias e capacitações aos empresários. Nesta quarta-feira (8), os empreendedores tiveram a primeira mentoria do programa durante o Agenda Bahia, durante a realização de pitch (mostra-relâmpago) de apresentação de seus negócios. 

As startups ConstruCODE, Closet, Evex Evento Experience, Me Ajuda Limpeza, Mosquito Zero, N2 Soluções, Onde Toca e QR Point tiveram cinco minutos cada uma para apresentarem seus negócios, o estágio em que eles se encontram e cenários de desenvolvimento. Além de contar com feedbacks das próprias startups, elas puderam ouvir sugestões de melhorias da Rede+ e de mentores do programa Acelere[se]. As startups selecionadas são das áreas de educação, cidades inteligentes, energia e sustentabilidade e economia criativa.

Pelos próximos três meses, reuniões, capacitações e mentorias serão realizadas com as oito startups para que elas trabalhem para evoluir nos projetos, com acompanhamento. O programa iniciou na última sexta-feira (3), data em que as startups foram apresentadas. Na segunda-feira, dia 06, aconeceu a primeira reunião de planejamento e na terça, 07, a primeira mentora, Ana Pires, fez palestra sobre negócios e inovação.

“Essa primeira mentoria foi um grande momento e ela aconteceu dentro de um evento importante do cenário baiano, que é o Agenda Bahia, para que eles  (empresários) possam testar sua forma de apresentação e crescer ao longo desses três meses”, destacou Rodrigo Paolilo, CEO da Rede+, que ressaltou que o objetivo do acompanhamento é que as startups alcancem “outro patamar de desenvolvimento”.

“As startups fizeram seu primeiro pitch. Elas serão avaliadas constantemente durante esse programa de aceleração para que no encerramento, elas façam um novo pitch e vejam o quanto evoluíram. O objetivo é fazer com que essas startups cresçam durante esse período”, explicou Fábio Góis, Gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do CORREIO.

[[galeria]]

A Mosquito Zero, que busca soluções para o combate ao mosquito Aedes aegypti, apresentada por Alex Correia, foi uma das selecionadas para o programa. A iniciativa oferece vários serviços, ajudando a identificar e monitorar locais com focos de dengue, condições de saneamento, emitindo alertas epidemiológicos e mobilizando a população.

“O programa é de extrema importância porque a gente tem a oportunidade de aumentar o nosso conhecimento e a nossa capacidade de pensar, de inovar e desenvolver novas tecnologias”, opinou Alex sobre o Acelere[se].

Para o CEO da N2 Soluções, Eduardo Peixoto, que produziu um aplicativo que permite, entre outros serviços, o registro de um boletim de ocorrência de acidentes de trânsito sem vítimas, pela internet, o Acelere[se] irá permitir um maior networking para a startup. “O nosso objetivo ao participar é conhecer pessoas que conseguem quebrar certas barreiras que o nosso negócio tem na parte de vendas. O trabalho que vai ser desenvolvido vai abrir portas e criar um networking bacana para a gente, fora o branding”, acredita. 

Para Rodolfo Kobus, da QRPoint, que oferece serviço de gestão de Recursos Humanos, a startup poderá “entender e afinar ainda mais o nosso processo de vendas, o que vai ser essencial para o nosso crescimento. Cada mentoria tem alguém muito bom no que faz. Então isso nos trará muita experiência”, disse.

Já o CEO da Me Ajuda Limpeza, André Brandão, quer aprender onde deve investir. “O programa vai ajudar a gente a aprender a gastar dinheiro. Nós já recebemos aporte de investidores e temos que extrair o melhor retorno para crescer, buscar campanhas que dão certo e ganhar visibilidade”. 

Programação de palestras para as startups do Acelere[se]:

Agosto: José Soares irá palestrar sobre Desenvolvimento de Modelo de Negócio, dia 14; Camilo Teles, Validação no Mercado, dia 21; e Marcelo Cruvinel, com Planejamento Estratégico, dia 28.

Setembro: Metodologias de Gestão, com Ubiraci Mercês, ocorre no dia 04; Liderança e Desenvolvimento de Times, com Cézar Almeida, no dia 11; Comunicação e Negócios, com Rebeca Lisboa, no dia 18; e Marketing Digital, com Mel Oliveira, dia 25.

Outubro: Fábio Castro, sobre Vendas, dia 02; Raquel Santos, Gestão Financeira, no dia 09; Luiz Garrido, Jurídico para Startups, dia 16; e Rodrigo Paolilo, sobre Pitch e Capacitação de Investimentos, dia 23.

O desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018 com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Rede Bahia, apoio do Sebrae e realização do CORREIO e Rede+.