Sustentabilidade: O esforço para causar menos impacto

Setor produtivo trabalha para tirar menos recursos da natureza em suas operações

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2022 às 07:00

. Crédito: Rebeca Figueiredo/Divulgação

Em 2021, o Grupo Boticário lançou 16 compromissos para o Futuro. Segundo Mariana Scheffer Cavanha, gerente de sustentabilidade do grupo, o desafio é que até 2030 o único impacto causado pela operação da empresa seja positivo. Um dos compromissos é o de “mapear e solucionar 150%” todo o resíduo sólido gerado na cadeia. Ou seja, ir além do impacto causado pela operação da empresa. “Nossas ações para fomentar a economia regenerativa começam desde a escolha das nossas embalagens, passando pelo desenvolvimento dos nossos produtos, na logística, ponto de venda e no fomento do retorno das embalagens pós consumo”, diz. 

Atualmente, o Programa Boti Recicla é o maior programa de Logística Reversa em número de pontos de coleta no Brasil no mercado de beleza, com mais de 4 mil pontos, exemplifica. Hoje a empresa já tem no portfólio produtos desenhados com embalagens 100% recicladas. No ano de 2020, 58% das embalagens lançadas tinham estas características. 

“Temos frentes de pesquisa que também trazer soluções sustentáveis super significativas, como exemplo temos um projeto que tem como objetivo reutilizar lixo plástico retirados dos rios e praias e produzir embalagens”, destaca Mariana. 

Papel do consumidor O elo mais importante no desenvolvimento da economia circular é o consumidor, acredita Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG. “As pessoas precisam refletir e rever a maneira como consomem, buscando rever práticas, consumir menos e buscar opções que tenham ciclos de vida mais conscientes”, diz. 

Um fator que deve facilitar a implantação dos conceitos da economia circular está nos padrões de consumo das novas gerações, destaca Augusto Cruz. “Cada vez mais, as novas gerações desenvolvem mais maturidade em relação a questões ligadas à sustentabilidade nas suas mais diversas vertentes. As escolas discutem questões ambientais e injustiças sociais muito mais do que no passado. Estas são realidades muito mais presentes do que antigamente. Crianças tem muito mais maturidade em relação a essas questões”, avalia. 

“Antes de chegar à economia circular, precisamos evoluir para um consumo mais sustentável”, avalia. “Tem um dado em relação a roupas que mostra que as pessoas usam em média 6x cada roupa comprada. E o lixo de moda é ruim porque demora muito a ser consumido, demora para se consumir”, comenta. “Por mais que diga que vai doar, impacta muito. Moda usa muita tinta, água para a produção dos tecidos e a gente vai consumindo cada vez mais”, destaca.  Para Cruz, neste sentido, os desafios relacionados à sustentabilidade estão conectados.

O escritor é um dos participantes do I Fórum ESG Salvador, que acontece hoje e amanhã no Porto de Salvador. No primeiro dia, a programação será restrita a convidados, mas amanhã o fórum será aberto ao público. As inscrições estão abertas pelo endereço: bit.ly/esgforumsalvador2022. 

O I Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Unipar, Yamana Gold, Bracell, BAMIN, Socializa e Suzano, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio de Contermas, Battre, Termoverde, Terra Forte, Hela, Retec, Ciclik, Larco, Grupo LemosPassos, Fundação Norberto Odebrecht e Hiperideal, parceria de Vini Figueira Gastronomia, Fernanda Brinço Produção e Decoração, Uranus2, TD Produções, Vinking e Suporte Eventos.

Programação do I ESG FÓRUM SALVADOR – amanhã

MANHÃ08h30 –  Credenciamento 09h00 –   Abertura 09h10 –  Palestra Importância da Governança Corporativa no desenvolvimento das empresas, com Albérico Mascarenhas, Coordenador Geral do Núcleo Bahia do IBGC 09h30 –  Palestra Decifrando ESG como funciona na prática, com Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG 09h50 –  Palestra Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Fabio Alperowitch, Sócio-fundador da Fama Investimentos [VIRTUAL]  10h30 –  Mediação por Isaac Edington, Presidente da Saltur 10h40 –  Palestra Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Felipe Daud, Head de Políticas Públicas do iFood 11h00 –  Palestra Práticas socioambientais e diferenciais competitivos na indústria, com Jorge Cajazeira, Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fieb 11h20 –  Palestra Diversidade acelerando negócios inovadores, com Paulo Rogério, Co-fundador do Vale do Dendê, empreendedor e consultor em diversidade 11h40 –  Mediação por Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO TARDE14h00  –  Painel I Agenda ESG em setores econômicos, com Patricia Audi [VIRTUAL], Vice-presidente executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade Santander Brasil, Ricardo Mastroti [VIRTUAL], Diretor executivo da CEBDS, Fábio Ferreira [VIRTUAL], Gerente Jurídico do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, e Mariana Lisbôa, Presidente da Abaf e Líder Global de Relações Corporativas da Suzano S/A, e mediação de Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG. 15h40 –  Painel | Práticas ESG fortalecendo as comunidades do entorno, com Rosane Santos, Diretora de ESG, Meio Ambiente, Relação com Comunidades e Comunicação Corporativa da BAMIN, Sérgio Santos, Gerente de Relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar, Márcia Sued, Head de Sustentabilidade do Sebrae Bahia e Presidente do Comitê de Sustentabilidade,  e mediação de Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO. 17h20 –  Painel | A influência do poder público na melhoria do ambiente de negócios, com Aila Britto, Diretora do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador, Ana Paula Matos, Vice-Prefeita de Salvador,    Giovanna Victer, Secretária da Fazenda de Salvador,  Leana Mattei [VIRTUAL], Head de Marketing da Incentiv.me, Mestra em Desenvolvimento Social, Escritora, Palestrante e Diretora da Aganju - Consultoria em ESG e Impacto Positivo,  e mediação de Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO. 18h30 –   Encerramento.