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Da Redação
Publicado em 11 de maio de 2022 às 07:00
Em 2021, o Grupo Boticário lançou 16 compromissos para o Futuro. Segundo Mariana Scheffer Cavanha, gerente de sustentabilidade do grupo, o desafio é que até 2030 o único impacto causado pela operação da empresa seja positivo. Um dos compromissos é o de “mapear e solucionar 150%” todo o resíduo sólido gerado na cadeia. Ou seja, ir além do impacto causado pela operação da empresa. “Nossas ações para fomentar a economia regenerativa começam desde a escolha das nossas embalagens, passando pelo desenvolvimento dos nossos produtos, na logística, ponto de venda e no fomento do retorno das embalagens pós consumo”, diz. >
Atualmente, o Programa Boti Recicla é o maior programa de Logística Reversa em número de pontos de coleta no Brasil no mercado de beleza, com mais de 4 mil pontos, exemplifica. Hoje a empresa já tem no portfólio produtos desenhados com embalagens 100% recicladas. No ano de 2020, 58% das embalagens lançadas tinham estas características. >
“Temos frentes de pesquisa que também trazer soluções sustentáveis super significativas, como exemplo temos um projeto que tem como objetivo reutilizar lixo plástico retirados dos rios e praias e produzir embalagens”, destaca Mariana. >
Papel do consumidor O elo mais importante no desenvolvimento da economia circular é o consumidor, acredita Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG. “As pessoas precisam refletir e rever a maneira como consomem, buscando rever práticas, consumir menos e buscar opções que tenham ciclos de vida mais conscientes”, diz. >
Um fator que deve facilitar a implantação dos conceitos da economia circular está nos padrões de consumo das novas gerações, destaca Augusto Cruz. “Cada vez mais, as novas gerações desenvolvem mais maturidade em relação a questões ligadas à sustentabilidade nas suas mais diversas vertentes. As escolas discutem questões ambientais e injustiças sociais muito mais do que no passado. Estas são realidades muito mais presentes do que antigamente. Crianças tem muito mais maturidade em relação a essas questões”, avalia. >
“Antes de chegar à economia circular, precisamos evoluir para um consumo mais sustentável”, avalia. “Tem um dado em relação a roupas que mostra que as pessoas usam em média 6x cada roupa comprada. E o lixo de moda é ruim porque demora muito a ser consumido, demora para se consumir”, comenta. “Por mais que diga que vai doar, impacta muito. Moda usa muita tinta, água para a produção dos tecidos e a gente vai consumindo cada vez mais”, destaca. Para Cruz, neste sentido, os desafios relacionados à sustentabilidade estão conectados.>
O escritor é um dos participantes do I Fórum ESG Salvador, que acontece hoje e amanhã no Porto de Salvador. No primeiro dia, a programação será restrita a convidados, mas amanhã o fórum será aberto ao público. As inscrições estão abertas pelo endereço: bit.ly/esgforumsalvador2022. >
O I Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Unipar, Yamana Gold, Bracell, BAMIN, Socializa e Suzano, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio de Contermas, Battre, Termoverde, Terra Forte, Hela, Retec, Ciclik, Larco, Grupo LemosPassos, Fundação Norberto Odebrecht e Hiperideal, parceria de Vini Figueira Gastronomia, Fernanda Brinço Produção e Decoração, Uranus2, TD Produções, Vinking e Suporte Eventos.>
Programação do I ESG FÓRUM SALVADOR – amanhã>
MANHÃ08h30 – Credenciamento 09h00 – Abertura 09h10 – Palestra Importância da Governança Corporativa no desenvolvimento das empresas, com Albérico Mascarenhas, Coordenador Geral do Núcleo Bahia do IBGC 09h30 – Palestra Decifrando ESG como funciona na prática, com Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG 09h50 – Palestra Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Fabio Alperowitch, Sócio-fundador da Fama Investimentos [VIRTUAL] 10h30 – Mediação por Isaac Edington, Presidente da Saltur 10h40 – Palestra Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Felipe Daud, Head de Políticas Públicas do iFood 11h00 – Palestra Práticas socioambientais e diferenciais competitivos na indústria, com Jorge Cajazeira, Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fieb 11h20 – Palestra Diversidade acelerando negócios inovadores, com Paulo Rogério, Co-fundador do Vale do Dendê, empreendedor e consultor em diversidade 11h40 – Mediação por Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO TARDE14h00 – Painel I Agenda ESG em setores econômicos, com Patricia Audi [VIRTUAL], Vice-presidente executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade Santander Brasil, Ricardo Mastroti [VIRTUAL], Diretor executivo da CEBDS, Fábio Ferreira [VIRTUAL], Gerente Jurídico do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, e Mariana Lisbôa, Presidente da Abaf e Líder Global de Relações Corporativas da Suzano S/A, e mediação de Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG. 15h40 – Painel | Práticas ESG fortalecendo as comunidades do entorno, com Rosane Santos, Diretora de ESG, Meio Ambiente, Relação com Comunidades e Comunicação Corporativa da BAMIN, Sérgio Santos, Gerente de Relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar, Márcia Sued, Head de Sustentabilidade do Sebrae Bahia e Presidente do Comitê de Sustentabilidade, e mediação de Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO. 17h20 – Painel | A influência do poder público na melhoria do ambiente de negócios, com Aila Britto, Diretora do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador, Ana Paula Matos, Vice-Prefeita de Salvador, Giovanna Victer, Secretária da Fazenda de Salvador, Leana Mattei [VIRTUAL], Head de Marketing da Incentiv.me, Mestra em Desenvolvimento Social, Escritora, Palestrante e Diretora da Aganju - Consultoria em ESG e Impacto Positivo, e mediação de Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO. 18h30 – Encerramento. >