Taleban chega a Cabul e busca rendição de governo do Afeganistão

Taleban garantiu neste domingo que havia assumido o controle da prisão militar de Bagram

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2021 às 08:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O Taleban garantiu neste domingo que havia assumido o controle da prisão militar de Bagram, que durante anos foi a principal prisão das forças americanas, localizada dentro da maior fortaleza de segurança do Afeganistão.

A informação foi publicada no Twitter pelo porta-voz do Taleban Zabihullah Mujahid. Segundo ele, todos os presos foram libertados da prisão e encaminhados para um local seguro. A prisão de Bagram foi durante anos um símbolo da ocupação militar das forças internacionais no Afeganistão.

O local abrigava muitos líderes da insurgência do Taleban e centenas de presidiários, e foi usada como a maior e mais importante prisão dos EUA no Afeganistão. O controle da polêmica prisão foi transferido para o governo afegão em 2013.

Embora o centro fosse considerado uma fortaleza por sua alta tecnologia militar, os americanos deixaram o local sem prévio aviso e sem treinar as forças afegãs para o uso do equipamento, apontaram oficiais locais após a saída dos norte-americanos.

Bagram está situado em uma posição estratégica privilegiada e, nas duas décadas de presença dos EUA em solo afegão, tornou-se um elo fundamental entre os aeródromos afegãos e outras bases internacionais no resto do país.

A situação no Afeganistão é crítica, com pelo menos 26 capitais de províncias sob controle insurgente, Cabul sob cerco e o Taleban oferecendo uma transição negociada de poder ao governo afegão.