Tecnoporto: brasileiro ganha prêmio da ONU com aplicativo para cadeirantes

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hugo Brito
  • Hugo Brito

Publicado em 22 de março de 2017 às 10:24

- Atualizado há um ano

O aplicativo brasileiro guiaderodas ganhou o prêmio de inovação com impacto na sociedade, uma competição global organizada pela ONU – Organização das Nações Unidas. O aplicativo concorreu com representantes de 178 países. O guiaderodas foi criado pelo empresário Bruno Mahfuz, cadeirante há 15 anos, a partir de sua própria experiência. Ele reúne informações de locais com acessibilidade de mais de 700 cidades, em 32 países, e está disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

Cameras que detectam suspeitosO aeroporto de Winsconsin, Estados Unidos, está usando um Sistema de monitoramento que detecta movimentações anormais, um desafio para sistemas com um número grande de câmeras. Só nesse aeroporto Americano são 140 aparelhos enviando imagens 24 horas por dia. O que a nova tecnologia faz é avisar quando alguém entra em áreas restritas sem identificação ou quando pessoas começam a se movimentar no sentido oposto ao fluxo ou fora do considerado normal de diversas áreas do terminal de passageiros. Pistas de pouso e áreas operacionais também são monitoradas pelo sistema inteligente com o uso de câmeras térmicas especiais. Através delas é possível distinguir as pessoas de automóveis e também de objetos estáticos. Através da sinalização e visualização de imagens com incidentes como, por exemplo, escorregões e quedas, o serviço de segurança também ajuda o aeroporto a apurar eventuais responsabilidades. Fraudes no estacionamento também são imediatamente alarmadas na central de monitoramento que, assim, consegue agir rapidamente evitando prejuízos.

Cuco da saúde O CUCO, nome dado em homenagem aos antigos relógios de parede, é um aplicativo que ajuda pessoas que usam medicamentos contínuos e suas famílias. Só no Brasil 58 milhões de pessoas, cerca de 40% da população adulta, possui pelo menos uma doença crônica não transmissível. Esse tipo de doença, segundo levantamento dos criadores do APP, é responsável por 72% das mortes no Brasil. O aplicativo, que agora está disponível para Android e iOS, permite além de criar lembretes de medicamentos, cadastrar desafios de saúde que o paciente deseja superar, como por exemplo evitar ou controlar hipertensão, diabetes e obesidade. Com o uso de Inteligência Artificial, são enviadas mensagens com dicas e incentivos para que o paciente conheça mais sobre sua doença e entenda a importância de um determinado tratamento médico, e também permite que familiares acompanhem se os remédios e os resultados estão dentro do esperado.

O sistema consegue tanta versatilidade por estar conectado com o supercomputador Watson, da IBM. Uma ferramenta da última atualização, a enfermeira digital, é a última implementação que vem dessa conexão com o super equipamento sobre o qual já falei aqui na coluna. Os dados de cada usuário são processados diariamente e com isso o sistema aprende e segue em constante aperfeiçoando para entender e responder melhor as dúvidas dos pacientes de planos de saúde parceiros. O CUCO, disponível para Android e IOS, é gratuito.