Temperamento vencedor

Concursos:  24.484 vagas abertas no Brasil. Saiba como conquistá-las

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 23 de dezembro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Na semana das festas de fim de ano, mais de 24.484 vagas estão abertas para candidatos de todo o Brasil. Na Bahia, as prefeituras do interior ainda oferecem as melhores possibilidades de contratação. 

Enquanto as novas oportunidades não chegam, que tal começar organizar seus estudos de acordo com o temperamento, encontrando a melhor forma de unir habilidades e competências para garantir a aprovação? 

Para o advogado e fundador do Núcleo de Aprendizado Colaborativo, o professor César Tavolieri, existem quatro temperamentos preponderantes entre os concurseiros: sanguíneo, colérico, fleumático ou melancólico. 

“Pessoas quentes são aquelas que, quando contrariadas, precisam falar; falam mesmo antes de pensarem; pessoas quentes organizam a experiência de vida por meio da fala; elas falam para entender”, explica. 

Tavolieri salienta que pessoas frias, precisam de silêncio para entenderem o mundo. “Elas só falam depois de o assunto estar bem ruminado; são pessoas sintéticas, só expressam o que já está bem resumido, compactado pelo frio”, diz, ressaltando que, entre os quentes, existem os coléricos ou sanguíneos. Os frios são fleumáticos ou melancólicos.

O professor explica que as pessoas sanguíneas, normalmente, são populares, falantes. “O aluno sanguíneo assiste à aula com entusiasmo; entende tudo, mas tem que anotar para não esquecer amanhã. Como ele tem uma memória desorganizada, precisa trazer tudo anotado, com métodos de estudo bem estabelecidos”, pontua, destacando que os sanguíneos precisam de agenda; precisam de horário de estudos pregado na parede. Os coléricos correm o risco de serem tachados como raivosos. “Os alunos coléricos têm, dentro de si, um vulcão para conter. Eles devem exercitar a humildade de admitir que podem estar errados; têm que ouvir o professor”, diz. 

Os melancólicos, por causa do elemento frio, internalizam tudo; eles vivem por dentro. “O aluno melancólico corre o risco de possuir mania de perseguição; eles se ressentem com qualquer palavra mal colocada, com brincadeiras inoportunas”, explica, destacando que esse tipo não suporta o caos e nada que lhes tire a ordem internalizada. O Fleumático é o “gente-boa”. “O aluno fleumático gosta de momentos de solidão, mas, diferentemente do melancólico, não sofre por isso. O problema do aluno fleumático é que ele causa uma boa impressão, não contesta; ele dá a impressão de estar estudando”. Para ele, a identificação do temperamento facilita driblar os sabotadores dos estudos.

Tipos de temperamentos 

Sanguíneas  O aluno sanguíneo assiste à aula com entusiasmo; entende tudo, mas tem que anotar para não esquecer amanhã. Tem uma memória desorganizada, precisa trazer tudo anotado, com métodos de estudo bem esta- belecidos.

Coléricos  São líderes natos; com a tocha na mão, possuem o desafio de encontrar a luminosidade certa; devem iluminar o caminho sem deixar que o fogo consuma tudo o que fica para trás.

Melancólicos Como são secos, têm regras internas muito rigorosas; sempre definem um jeito certo de fazer, de ser. Eles julgam tudo, sofrem tudo. Como são detalhistas, desenvolvem um profundo senso estético. 

Fleumáticos  É concentrado e fala pouco; mas, por causa do ingrediente úmido, não é ressentido como o melancólico. O fleumático se diverte mais com o mundo interior do que com o exterior; ele conversa sozinho, ri de si.