Teste de covid-19 já é ofertado em 24 postos de saúde de Salvador

Exame é realizado apenas em pacientes com sintomas da doença

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2020 às 13:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Governo Federal/Divulgação

Os testes para detecção da covid-19 já podem ser feitos em 24 unidades básicas de saúde de Salvador. O procedimento é realizado apenas nas pessoas que apresentam sintomas da doença e é necessário passar por uma triagem com profissionais de saúde antes de estar apto ao procedimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em apenas dois dias 14 testes já foram aplicados, com dois resultados positivos.  

Os espaços de saúde que estão oferecendo a testagem são: UBS Pelourinho e UBS Ramiro de Azevedo (Distrito Sanitário Centro Histórico); USF Joanes Leste e UBS Ministro Alckmin (Distrito Sanitário Itapagipe); USF Deputado Luiz Braga e UBS Péricles Laranjeiras (Distrito Sanitário  São Caetano/Valéria); USF San Martin I e USF San Martin III (Distrito Sanitário Liberdade); UBS Mario Andrea e USF Vale do Matatu (Distrito Sanitário Brotas); USF Clementino Fraga; e USF Sabino Silva (Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho).  

O procedimento também ocorre na USF Imbui e USF Curralinho (Distrito Sanitário Boca do Rio); USF Itapuã e USF Professor Eduardo Mamede (Distrito Sanitário Itapuã); USF Professor Humberto Castro Lima - Pernambuezinho e UBS Rodrigo Argolo (Distrito Sanitário Cabula/Beiru); UBS Dra. Cecy Andrade e USF João Roma Filho (Distrito Sanitário Pau da Lima); UBS Fazenda Coutos II e USF Itacaranha (Distrito Sanitário Subúrbio); e UBS Nelson Piauhy Dourado e USF Yolanda Pires (Distrito Sanitário Cajazeiras).  

O teste de antígeno, oferecido pelos postos de saúde, têm 93% de confiabilidade. O processo de testagem é rápido: basta coletar uma amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos.    

Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, o paciente é orientado a iniciar o isolamento domiciliar imediato e é acompanhado de forma remota pela SMS, através do programa Salvador Protege. Se os sintomas foram graves, o paciente é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento ou, a depender da avaliação, para um internamento hospitalar em leito clínico ou de UTI.