Top Of Mind Salvador premia 40 marcas que não saem da cabeça dos consumidores

minha bahia
23.04.2018, 06:00:00
Atualizado: 23.04.2018, 17:38:45
Salvador Shopping é um dos vencedores do prêmio este ano, na categoria Grande Shopping (Foto: Arisson Marinho/ Arquivo CORREIO)

Top Of Mind Salvador premia 40 marcas que não saem da cabeça dos consumidores

Evento acontece amanhã na Fieb; Pesquisa ouviu mais de 1 mil clientes dos mais diversos segmentos de mercado

Quem não se lembra do sabão em pó Omo ou do leite Ninho, logo de imediato quando chega ao supermercado? Estas são só algumas das 40 marcas que estão em primeiro lugar na mente dos soteropolitanos, que serão reconhecidas na 23ª edição do Prêmio Top OF Mind Salvador, que acontece amanhã (24), na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).  

“O prêmio é só uma consequência do levantamento que realizamos, trazendo uma informação da mais alta importância para as empresas sobre a decisão de compra deste consumidor. Cada um quer deixar sua marca na lembrança dele. Se você é lembrado é consumido”, destaca o organizador do prêmio e sócio-diretor da Marketing Consultoria, Ideias e Resultados, Ênio Carvalho. 

Marcas como os Colchões Ortobom (77,6%), Brasilgás (77,1%), Café Maratá (40,4%), Oi (41,1%),  Arroz Tio João (36,1%), Banco do Brasil (31,4%) e o Atacadão (30,1%) também estão entre os mais lembrados de acordo com o segmento (veja abaixo a lista completa). Uma supresa no relatório deste ano foi a liderança da Ferreira Costa (14,1%), que assumiu pela primeira vez o topo, na categoria Loja de Material de Construção, desbancando a tradição da Comercial Ramos. “O mercado é assim. Se você dorme no ponto perde aquele espaço. É muito mais difícil se manter no topo do que chegar lá. A empresa precisa estar sempre vigilante e cuidar atentamente da sua comunicação”, acrescenta Carvalho.

Os vencedores foram escolhidos com base num levantamento realizado no final de 2017 pela Marketing Consultoria, Ideias e Resultados. A pesquisa realizou entrevistas pessoais e aplicou questionários a um grupo de 1.224 consumidores. A amostra foi segmentada por cotas de sexo, faixa etária e classe social. 

Para cada segmento de produto ou serviço pesquisado, os participantes tinham que responder à seguinte pergunta: quando eu falo em (segmento x), qual marca ou empresa o sr.(a) lembra em primeiro lugar?. Para ser registrada, a resposta deveria vir em um espaço de três segundos.  O índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos.

Sobre o Top

O Top of Mind Salvador acontece desde 1995. O evento que conta com a parceria do CORREIO se consolidou no mercado como um reconhecimento às empresas que sabem se posicionar melhor diante do seu consumidor, como destaca ainda Ênio:  “São informações estratégicas, afinal, nenhum mercado está ganho. Não se faz marketing de fora para dentro. O Top é um farol. A pesquisa dá um indicador que ilumina onde a empresa pode se desenvolver e que estratégia é capaz de alcançar este cliente”, analisa.  


CONFIRA A LISTA DE VENCEDORES


1. Academia de ginástica:  Well - 6,7%

2.    Agência de viagem:  CVC - 22,4%

3.    Arroz: Tio João - 36,1% 

4.    Autoescola: União - 7,8% 

5.   Banco: Banco do Brasil - 31,4%

6.    Café: Maratá - 40,4%

7.    Clínica de olhos: Day Horc - 4,1%

8.    Clube de lazer: Sesc - 11,8%

9.    Construtora de casas e apartamentos: Tenda - 10,3% 

10.    Copiadora: Copyart - 18,3%

11. Curso de língua estrangeira: CCAA - 21,1% 

12.    Delicatessen e padaria: Perini - 14,5% 

13.    Empresa que transporta passageiro: Integra - 15,8% 

14.    Empresa que vende alimentos em atacado: Atacadão - 30,1%

15.    Escola particular: Anchieta - 4,1% 

16. Faculdade ou universidade particular: Unijorge - 16,3%

17.    Farmácia: Sant’ana - 35,3% 

18.    Feijão: Kicaldo - 26,0%

19.    Gás de cozinha: Brasilgás - 76,1%

20.    Grande shopping: Salvador Shopping - 27,6%

21.    Hospital particular: Aliança - 15,4% 

22.    Hotel: Hotel da Bahia - 8,3% 

23.    Laboratório de análises clínicas: Labchecap - 13,6%

24.    Leite: Ninho - 32,4%

25.    Livraria: Saraiva - 25,7%

26.    Loja de artigos do lar e decoração: Le biscuit - 9,3%

27.    Loja de autopeças: O Baratão - 5,4% 

28.    Loja de eletrodoméstico e eletrônicos: Ricardo Eletro - 31,0%

29.    Loja de material de construção: Ferreira Costa  - 14,1%

30.    Loja de produtos para animais domésticos: Agromix - 3,4%

 31.    Loja de tortas, bolos e doces: Doces sonhos - 14,4%

32.    Marca de colchão: Ortobom - 77,6%

33.    Operadora de telefonia celular: Oi - 44,1% 

34.    Ótica: Diniz - 10,3%

35.    Pizzaria: Pizza Hut - 12,3%

36.    Restaurante de alto padrão: Boi Preto - 5,4%  

37.    Revenda de carros novos: Sanave - 4,7%

38.    Revenda de motos: Motopema - 4,7%

39.    Sabão em pó: Omo - 80,4%

40.    Supermercado: Bompreço - 33,2%

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas