Traficante é 55º foragido preso após reconhecimento facial em Salvador

Segundo a SSP, Helenildo Rocha Araújo atuava em Lauro de Freitas

Publicado em 3 de setembro de 2019 às 15:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Alberto Maraux/SSP

O traficante Helenildo Rocha Araújo, 28 anos, se tornou o 55º foragido da Justiça preso após uso do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública. Ele circulava tranquilamente num local não divulgado de Salvador, na manhã desta terça-feira (3), quando foi abordado, preso e encaminhado à Central de Flagrantes, na Avenida ACM, após policiais verificaram a sua documentação.

Helenildo tinha mandado de prisão preventiva, expedido há pouco mais de um ano pela Vara Criminal de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, depois de condenado por tráfico de entorpecentes.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, comentou os bons resultados obtidos pelo reconhecimento facial. “O aviso emitido pelo sistema e o acionamento rápido e eficaz das forças policiais têm garantido ótimos resultados e retirado criminosos do convívio com a sociedade” disse.

O primeiro alerta feito por esta ferramenta tecnológica aconteceu no Carnaval deste ano, quando um homicida foi flagrado tentando entrar no circuito da festa. De lá para cá, 55 foragidos já foram presos, após serem identificados em locais de grande circulação.