Trajeto da Lavagem do Bonfim passa por reparos e limpeza reforçada

Evento será no dia 16 de janeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2020 às 16:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Concha/Secom e Divulgação/Seman

O percurso que acolherá a tradicional Lavagem do Bonfim na  próxima quinta-feira (16) passa por reparos e serviços de melhorias para acolher baianos e turistas. O trajeto tem 8km, começa no Comércio, na altura da Igreja da Conceição da Praia, e segue até o Bonfim, na Colina Sagrada.

A comemoração, que neste ano tem o tema "Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção", deve receber até 2 milhões de pessoas percorrendo as ruas dos bairros do Comércio, Calçada, Roma, Monte Serrat, Boa Viagem e Bonfim.

Nesta quinta (9), equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realizaram serviços de manutenção da malha viária, por meio da Operação Tapa-Buracos, e também fez reparos em calçadas públicas. Também estão sendo feitas podas das árvores e revisão do sistema de drenagem, com ações de limpeza, desobstrução e recuperação dos dispositivos na região da Calçada, que vai desde o Túnel Américo Simas, passando pela Travessa do Pilar e Travessa Frederico Pontes.

As pequenas reformas contemplam as principais ruas de acesso para a Colina Sagrada, incluindo Barão de Cotegipe, Fernandes Vieira e Fernandes da Cunha, Rua Direta do Uruguai, Av. Jequitaia, Avenida Caminho de Areia e Avenidas Luiz Tarquínio e ainda ruas de entorno.

Já a poda de árvores ocorre na região do Mercado do Peixe, em Água de Meninos, e na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma. Depois, as áreas visitadas serão as da Av. Dendezeiros, Rua da Imperatriz e na Península Itapagipana.

Limpeza  Para manter o percurso limpo, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) enviará 200 agentes diariamente para as principais vias e trechos de acesso ao percurso da festa, das 7h30 às 15h, até as vésperas do evento, dia 15.

Serão realizadas ações de roçagem, limpeza nas encostas, pintura de muretas, túneis e meio-fio, gancheamento, sacheamento e varrição, na região da Avenida Lafayete Coutinho, nas Ladeiras da Montanha e da Preguiça, Elevador Lacerda, escadaria da Preguiça, Via Expressa, Vale do Nazaré e de Mares até o Bonfim.

No dia 16, quando ocorre o evento, a Limpurb vai atuar fazendo limpeza, coleta e lavagem das vias a partir das 17h, com auxílio de 313 profissionais, que irão atuar da Conceição da Praia até os Mares. A empresa utilizará ainda nove compactadores, dez caminhões, dez pipas, entre caminhão e carreta, além de dez ônibus. Depois das 23h, uma nova equipe composta por 288 profissionais começa a atuar dos Mares até o Bonfim, com mais oito compactadores, oito caminhões e oito ônibus.  

Os fiéis também contarão com 480 sanitários químicos instalados em todo percurso. “Nossas equipes entraram em campo desde o início do ano, cuidando da limpeza de todo o percurso e áreas de acesso à festa, para deixar tudo limpo para soteropolitanos e turistas que virão reverenciar essa que é uma das maiores festas religiosas da nossa cidade e do nosso estado”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

Obras As obras do Caminho da Fé não ficarão prontas antes da Lavagem do Bonfim, mas não atrapalharão a Lavagem, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável pela execução dos serviços.

A intervenção está 70% concluída e deve ser entregue após o Carnaval, conforme o cronograma.