TRE sorteia neste sábado urnas eletrônicas que serão auditadas na Bahia

Quinze equipamentos serão avaliados; público pode acompanhar

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 18:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO Acontece neste sábado (6), véspera de primeiro turno eleitoral, o sorteio das 15 urnas eletrônicas que vão passar pelo processo de auditoria na Bahia. A cerimônia, aberta ao público, vai ser realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral Seção Bahia (TRE-BA), no CAB, às 9h.

A auditoria acontece no estado desde 1996, ano em que a urna foi adotada, e, segundo TRE-BA, nunca nenhum problema foi detectado. O presidente do tribunal, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, explicou que primeiro são sorteadas cinco urnas, que vão passar pelo processo de votação paralela.“A pessoa vem, vota em uma urna de lona e depois, no processo de auditoria, o servidor transfere os votos para a urna eletrônica, comprovando que o equipamento estava zerado”, explicou.Todo o procedimento de votação paralela é realizado no auditório do TRE-BA no domingo (7), dia das eleições.

Já as 10 urnas que sobraram vão passar por auditoria dentro das próprias seções eleitorais, que vão ser divulgadas após o sorteio de sábado. No caso delas, o trabalho consiste na conferência das assinaturas digitais dos sistemas.

Para a juíza Vera Medauar Moreira, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica na Bahia, “a auditoria acontece para mostrar à sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é, realmente, segura”.

O TRE-BA explicou que tanto o sorteio quanto os trabalhos de auditoria “são acompanhados por juízes eleitorais, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos, coligações e demais interessados no processo de votação brasileiro”.