Tremor de terra com magnitude de 2,5 é registrado no interior do Ceará

É o quinto evento sísmico do tipo no Ceará em pouco mais de uma semana

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 8 de julho de 2020 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Labsis UFRN

Um tremor de terra de magnitude 2,5 foi registrado na divisa entre os municípios de Cascavel e Chorozinho, no interior do Ceará, na noite desta terça-feira, 7. O fenômeno foi captado às 20h22min por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).

De acordo com as análises, o tremor ocorreu nas localidades de Pitombeiras, Cedro, Timbaúba dos Marinheiros e Chorozinho. É o quinto evento sísmico do tipo no Ceará em pouco mais de uma semana. No último sábado, 4, foi registrado um de magnitude 1,7 no município de Bela Cruz.

Já no dia 29 de junho, foram três tremores de terra captados pela rede sismográfica: dois durante a madrugada em Santana do Acaraú, com magnitudes 1,7 e 1,4 e outro em Groaíras, no fim da tarde.

O Labsis afirma que já informou à Defesa Civil do Ceará sobre o evento desta terça-feira e diz que continua monitorando a atividade sísmica em toda a região Nordeste em tempo real. Eduardo Menezes, sismólogo e coordenador do laboratório afirma que o Estado possui áreas consideradas "sismicamente ativas".

Chorozinho, Palhano, Irauçuba, Sobral e Groaíras fazem estão localizados neste perímetro onde costumam acontecer os tremores de terra. Menezes explica que mesmo que o Brasil seja localizado no centro da placa sul-americana, falhas ativas podem desencadear eventos sísmicos no País.

As informações são do Jornal O Povo