Tribunal Constitucional suspende votação legislativa de independência catalã

brasil
31.10.2017, 17:24:57
(AFP)

Tribunal Constitucional suspende votação legislativa de independência catalã

Segundo a Constituição da Espanha, aprovada em 1978, a unidade do país é "indissolúvel"

O Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu a votação de independência celebrada na última sexta-feira no agora dissolvido Parlamento da Catalunha, enquanto estuda a legalidade do processo. A decisão da terça-feira responde a uma apelação apresentada ante o alto tribunal pelos legisladores catalães contrários à votação.

A declaração de independência, boicotada pela oposição na Câmara, foi aprovada por 70 votos a favor e 10 contra. O Parlamento tem 135 cadeiras.

Segundo a Constituição da Espanha, aprovada em 1978, a unidade do país é "indissolúvel". Diante disso, o tribunal se pronunciou contra qualquer iniciativa a favor da separação catalã.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas