Tudo sobre máscara facial caseira: mais barata e faz bem pra pele

Aprenda receitas e confira as dicas de especialistas sobre cuidados necessários

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 6 de novembro de 2018 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Usar itens baratinhos e que você já tem em casa para acabar com as temidas espinhas e cravos. Parece um sonho, não é? Esse foi o tema de um dos vídeos publicados pela youtuber Jéssica Dantas no seu canal, o Fala Dantas. “Meu conteúdo é sobre coisas que eu testei, uso e indico”, garante a baiana.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: Uma das receitas ensinadas por Jéssica mistura azeite e café. Segundo ela, a mistura ajuda a remover células mortas, auxilia no clareamento das olheiras, combate o envelhecimento, previne as rugas, hidrata a pele...   Segundo a youtuber, juntar azeite e café pode ajudar no tratamento facial (Foto: Shutterstock/Reprodução) O tratamento indicado pela influenciadora é o que conhecemos como máscaras faciais caseiras. Elas são diferente daquelas vendidas em sachês, por exemplo, e usam muitos alimentos em suas combinações.

Entre eles, além de café e azeite, há mel, aveia, leite e até vinho. Esse tipo de recurso promete nutrir, esfoliar, melhorar o aspecto da flacidez, poros e rugas e até a oleosidade.   

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

A dermatologista Camila Meccia, da Dermalaser (sala 208 do Centro Médico Aliança, na Av. Juracy Magalhães Jr., 2096, Rio Vermelho) é defensora desse método natural. 

“As máscaras caseiras podem ser uma opção fácil e econômica. Acho interessante os rituais de cuidado com a pele em casa. É muito importante uma limpeza adequada com sabonete e demaquilante, esfoliação leve e nutrição em todo tipo de pele. Além do que é um momento de bem- estar e autocuidado, importante para a saúde e a autoestima de todos nós”, fala. Ingredientes de frutas, como o abacate, precisam estar frescos (Foto: Shutterstock/Reprodução) De acordo com a dermatologista, é indicada a utilização  uma a duas vezes na semana, em média, com a pele limpa. Após lavar e esfoliar, aplica-se a máscara, deixando-a agir por 15-30 minutos antes de retirá-la. 

Ainda segundo Camila, há algumas regras a ser seguidas na hora de preparar e aplicar as receitas no rosto. “Use sempre água filtrada ou específica para preparar as máscaras”, aponta. 

“Uma ótima dica também é  utilizar gotas de óleo essencial, pois ele tem várias propriedades e aromas que trazem bem-estar ao momento. O de tea tree, por exemplo, possui propriedades antiinflamatórias e bactericidas.  O de lavanda, calmante e relaxante”, sugere. A lavanda tem propriedades calmantes e relaxantes (Foto: Shutterstock/Reprodução) Fique de olho O tratamento com as máscaras caseiras, apesar de barato e fácil, requer algumas precauções. “Devemos tomar cuidado com a higiene desses produtos. E, se a pele estiver inflamada ou ferida, não é indicado fazê-lo sem orientação médica”, lembra Camila.

Segundo ela, o método usado por Jéssica, com café, por exemplo, não é tão simples. “Esfoliar com esses produtos pode machucar a pele”. E mais: “O ingrediente deve se adequar ao tipo de pele de cada um. Produtos muito nutritivos podem piorar uma pele acneica, assim como sedativos podem irritar pele seca”.  É preciso tomar certos cuidados na hora de fazer as receitas (Foto: Shutterstock/Reprodução) A dermatologista Iara Lemos, da Clinica Sanlazzaro (que fica no 25º andar do edf. Vitraux, na R. Sol Nascente, 43, Rio Vermelho) defende que esse tipo de recurso não deve ser executado sem uma consulta prévia com um especialista. 

“A princípio, não indicamos que os pacientes façam esse uso pois o ideal seria identificar com o médico qual a real necessidade a ser tratada. Além disso, alguns ingredientes como folhas, chás e frutas cítricas - como o limão, por exemplo - podem causar fotodermatose, uma reação alérgica desencadeada pelo contato da luz com o produto que está na pele”.

Por vários fatores que podem dar errado, Iara defende a utilização das máscaras industrializadas. “Hoje, já existem muitas comercializadas em sachês, para uso em monodoses. Essas apresentações são mais estáveis, e preparadas com regras de controle bacteriológico”.

Máscara de mel, vinho e chia sugerida por dra. Camila Meccia A mistura do mel com o vinho, além da chia, pode ajudar na limpeza dos poros (Foto: Shutterstock/Reprodução) Ingredientes: 1 colher de chá de mel 1 colher de chá de vinho tinto 1/2 colher de chá de chia

Preparo: Junte o mel e o vinho tinto em uma pequena mistura. Adicione as sementes de chia moídas um pouco de cada vez, mexendo para hidratar todo o pó até atingir a consistência desejada. A máscara deve ser usada imediatamente. Passe uma camada grossa na pele limpa. Deixe na pele por 10-25 minutos e tire-a com água morna.

Boa para: Limpar os poros, graças às propriedades antioxidantes, e hidratar e estimular a circulação, por causa do mel. A chia ainda é rica em Ômega 3.

Máscara de água e leite de coco sugerida por dra. Camila Meccia A junção da água de coco com o leite da fruta é boa para hidratar (Foto: Shutterstock/Reprodução) Ingredientes 1/2 colher de água de coco (natural) 1/2 colher de leite de coco (natural)

Preparo Misture tudo até formar um líquido uniforme. Com um pincel, passe no rosto limpo. Deixe agir por 15-30 minutos. Depois, limpe a face.

Boa para Hidratar e nutrir, já que o coco tem essas propriedades - além de ser antioxidante.