Turistas estrangeiros devem se vacinar contra febre amarela antes de visitar a Bahia

bahia
13.02.2019, 18:24:00
Atualizado: 15.02.2019, 18:23:12
(Marina Silva/CORREIO)

Turistas estrangeiros devem se vacinar contra febre amarela antes de visitar a Bahia

Ainda não houve registro de surto em 2019

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (13) para recomendar que turistas estrangeiros se vacinem contra a febre amarela antes de visitar a Bahia. A recomendação também é válida para vinte estados brasileiros, além do Distrito Federal.

A decisão foi publicada no Disease Outbreak News (Notícias de Surto de Doenças, em tradução livre do inglês), comunicado que informa sobre surtos que estão ocorrendo em várias localidades do mundo. Neste caso específico da febre amarela, a recomendação é válida para “os viajantes internacionais que se deslocarem às áreas do Brasil onde circula o vírus causador da doença”.

Coordenador do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ramon Saavedra afirmou que essa recomendação já era prevista para o estado e faz parte de um protocolo de prevenção de iniciativa do Ministério da Saúde.

Ele apontou que, até o ano passado, municípios da Região Oeste e Norte do estado tinham recomendação para a vacinação e, para 2019, a orientação foi ampliado para todos os 417 municípios baianos. “A Bahia, até 2016, tinha apenas 45 municípios, principalmente nas regiões Norte e Oeste, com recomendação da vacina. Desde 2017, com os surtos em Minas Gerais e no Espírito Santos, ambos estados próximos à Bahia, a Sesab decidiu ampliar essa área", explica.

"Ficou programado que todos os 417 municípios sejam áreas de recomendação para a vacina. É uma precaução, prevenção. A Bahia não confirmou nenhum caso de infecção, apenas casos importados, de pessoas que vieram contaminadas para cá”, explicou o coordenador.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Febre Amarela na Bahia, no último ano foram notificados 70 casos de suspeita da doença no estado. Destes, 58 foram descartados, 11 estão em investigação e um foi confirmado com local provável de infecção em Minas Gerais. Os dados são do dia 11 de janeiro de 2019.

Segundo a Sesab, nenhum caso suspeito de febre amarela foi registrado em 2019 até o momento.

Prevenção
Segundo a OMS, a medida mais importante e eficaz para prevenir a febre amarela é a imunização. Quem vive ou se desloca para as áreas de risco deve estar com as vacinas em dia e se proteger de picadas de mosquitos. Apenas uma dose da vacina é suficiente para garantir imunidade e proteção ao longo da vida. Efeitos secundários graves são extremamente raros.

Pessoas com contraindicações para a vacina contra a febre amarela (crianças abaixo de nove meses, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com hipersensibilidade grave à proteína do ovo e imunodeficiência grave) ou com mais de 60 anos devem consultar um profissional de saúde para avaliação cuidadosa de risco-benefício.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/testemunhas-das-mortes-misteriosas-de-maragogipe-serao-ouvidas-nesta-quarta-20/
Vítimas foram assassinadas em três segundas-feiras seguidas, há sete meses
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/procon-quer-que-empiricus-explique-propaganda-e-fortuna-de-bettina/
Empresa tem 48 horas para apresentar documentos que compravam a veracidade do que foi anunciado, com a demonstração da evolução financeira da atriz/depoente
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-ja-se-sabe-sobre-vingadores-ultimato/
O terceiro trailer do filme, lançado na última semana, revelou novos detalhes do figurino dos heróis e mostrou cena inédita da Capitã Marvel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-conhece-bettina-milionaria-de-22-anos-foi-o-assunto-da-semana-nas-redes-sociais/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-de-terceira-temporada-de-stranger-things/
3ª temporada de Stranger Things chega à Netflix em julho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-presenteia-trump-com-camisa-da-selecao-e-fala-sobre-comercio/
Na Casa Branca, presidentes também discutem temas como crise na Venezuela e entrada na OCDE
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-salvador-a-lider-religiosa-makota-valdina/
Enterro será às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ha-muita-fake-news-no-brasil-diz-bolsonaro-a-emissora-americana/
Presidente foi questionado sobre investigações do caso Marielle Franco
Ler Mais