Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Hugo Brito
Publicado em 30 de outubro de 2019 às 14:13
- Atualizado há um ano
Quem nunca passou pelo estresse de chamar um carro via aplicativo e, de repente, se ver numa corrida de gato e rato, no meio da rua. Nem o motorista acha o passageiro e nem o contrário? Pensando em facilitar esses encontros a Uber começa essa semana atestar um novo recurso que usa tela do celular para ajudar motorista a encontrar o usuário. O nome da ferramenta é LED e, através dela, a tela do celular do usuário se transforma em um luminoso colorido. O uso do recurso, segundo a empresa, é simples. Basta que o usuário clique no ícone que aparece no canto inferior direito do aplicativo quando o motorista estiver se aproximando e com isso toda a tela do celular ganha uma cor vibrante, selecionada aleatoriamente. Essa cor é informada ao motorista através de uma notificação. Para embarcar basta exibir a tela para o motorista.
A empresa sinaliza que, mesmo com esse recurso ativado, o app continua exibindo informações como o modelo e a placa do carro, para garantir ainda mais o embarque no veículo certo. Os testes, que são opcionais, acontecem em grupos de usuários nas cidades de Brasília, Recife, Salvador, Campinas e Vitória e para usar, após pedir a viagem da forma convencional vai bastar clicar no botão LED, que aparecerá no canto da tela. A partir daí o telefone ganha automaticamente uma cor vibrante. Para a localização bastará então deixar o telefone visível quando o motorista estiver chegando para que ele posa ver a cor na hora do embarque.
Praticando inglês pelo Whatsapp
Espaço no celular para novos aplicativos é sempre um problema. Pensando em dar a oportunidade de aprender e praticar o inglês sem ocupar espaço no aparelho a startup EduSim criou um sistema – o ChatClas – que permite interagir via whatsapp com nativos da língua e, segundo a empresa, com segurança já que o contato não é direto e sim via um robô. Basta enviar uma mensagem para o número 11.97585.0888 e a interação começa. É possível evoluir para chamadas de áudio e vídeo, gravar áudios para conferir se a pronúncia está correta, ouvir áudios de nativos e responder exercícios, dentre outras atividades.
O fundador da startup, o alemão Jan Krutzina, falou com os amigos do mobiletime.com.br e disse que foi aqui na Bahia que ele teve a ideia de criar o sistema. “Na Bahia, vi muito investimento em cursos de inglês, mas ninguém falava comigo. Então resolvi investigar o assunto. No Brasil muita gente quer falar inglês, mas ninguém fala. Vi como uma oportunidade”, disse Jan. Testei rapidamente e achei bem interessante. Vale dar uma olhada.