Uber vai mostrar destino e valor aos motoristas antes das corridas em Salvador; entenda

O novo recurso já está disponível

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2022 às 19:08

. Crédito: Divulgação

A Uber anunciou, nesta terça-feira (5), que uma nova atualização para os motoristas parceiros vai permitir que vejam, pela primeira vez, o endereço do destino e o valor que receberão antes que aceitem a corrida, em Salvador. O novo recurso estava sendo testado em diversas capitais, e agora, já está disponível em todo o país.

Até então, os condutores tinham acesso prévio à região de destino e só conheciam o endereço final quando a viagem tinha início.

Além de poderem ter acesso ao destino final, outra informação que passa a ser exibida no novo cartão de oferta, como é chamada a tela em que o motorista recebe as solicitações que pode aceitar ou recusar, é o valor total em reais que ele vai ganhar com a viagem, incluindo o adicional de preço dinâmico quando o recurso estiver ativo.

Antes, os ganhos do motorista eram calculados apenas com base em valores fixos de tempo e distância da viagem, e o cartão de oferta mostrava somente uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Agora, o cálculo de ganhos deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis além de tempo e distância, como o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem

De acordo com a empresa, o objetivo é trazer clareza para quem escolhe dirigir com o aplicativo da Uber. O gerente de Operações para Segurança da Uber, o U-Destino, como é chamado o recurso que exibe o endereço de destino, Araceli Almeida, argumenta que esse é um importante passo para dar elementos de tomada de decisão para os parceiros.

"O objetivo da empresa com essa mudança foi tornar cada oferta ainda mais clara, fornecendo mais detalhes das viagens que estão sendo solicitadas por meio do aplicativo para que os parceiros possam decidir antecipadamente quais desejam realizar", explica. "Além de ser um recurso que deve contribuir para maior tranquilidade dos parceiros, a gente espera que a nova ferramenta também possa melhorar a experiência dos usuários ao reduzir os motivos de cancelamento pelos parceiros", afirma. O recurso novo do destino final já estava sendo testado em algumas cidades do país.

Além do endereço de destino e do valor de ganhos com a viagem, o novo cartão de oferta também detalha para o motorista parceiro o valor adicional, em reais, que ele vai ganhar nos momentos em que o preço dinâmico estiver ativo devido à alta demanda. No modelo anterior, o cartão de oferta informava apenas um multiplicador do ganho final com a viagem.

Há mudança para os usuários?

Para os usuários, o novo cartão de oferta não trará nenhuma mudança. "Da mesma forma que o preço final pode ser diferente caso haja mudança significativa em relação ao pedido original da viagem, com alteração de rota ou mudança no local de encerramento, o valor dos ganhos do motorista parceiro também pode ser atualizado proporcionalmente: se a distância e tempo final forem consideravelmente maiores do que a previsão inicial, o ganho final será maior do que o informado no cartão de oferta; se forem consideravelmente menores, o ganho final será menor", diz a empresa.