Um fim de semana de recomeços

ivan dias marques
27.08.2019, 05:00:00

Um fim de semana de recomeços

Era possível reescrever aqui o mesmo texto da semana passada, sobre a má utilização do VAR pela arbitragem brasileira e como a ferramenta tem potencializado a ruindade dos nossos juízes. Só mudaríamos os exemplos, como a ridícula expulsão do jogador Léo Sena, do Goiás.

Mas o fim de semana passado nos ofereceu algo melhor: alguns recomeços. Em São Januário, um recomeço de postura da torcida no estádio, é o que se espera. Seguindo a política do STJD, o árbitro Anderson Daronco interrompeu o jogo entre Vasco e São Paulo por conta de gritos homofóbicos da torcida vascaína. 

O técnico Vanderlei Luxemburgo e os jogadores do cruzmaltino intercederam da maneira correta, solicitando aos alvinegros que parassem com os cânticos, o que foi atendido e não voltou mais a ocorrer. Há esperança.

Na segunda-feira (26), o Vasco da Gama emitiu uma nota sobre o assunto. Elegante, precisa e coerente com a história do clube. Um trecho em especial merece ser replicado. “A plateia de um estádio de futebol e a sociedade de maneira geral passam por um processo de aprendizado e conscientização necessário para que atos de preconceito fiquem no passado – um triste passado, diga-se”.

O futebol tem um papel importante dentro da sociedade. Por meio dele, parte da nossa cultura é repassada e pode, muito bem, ser redirecionada conforme as mudanças que a sociedade necessita. Infelizmente, o futebol, creio, teve e tem um papel importante na belicosidade da sociedade brasileira atual, tanto no seu aspecto social como no político. Talvez nele esteja o caminho da reconstrução de uma sociedade mais respeitosa e tolerante em relação ao próximo.

Canoagem
Foi um domingo de recomeço também para Isaquias Queiroz e Erlon Souza, no Mundial de Canoagem Velocidade, em Szeged, na Hungria. A dupla se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 no C2 1.000m e conquistou uma chance de buscar o ouro que não veio por alguns segundos no Rio-2016.

Para Isaquias, o recomeço foi maior ainda. Após a morte do técnico Jesus Morlán, o futuro do baiano parecia nebuloso, ainda mais depois que ficou em 7º na etapa da Polônia da Copa do Mundo, em maio. O ouro no Pan-Americano de Lima, uma competição com menor nível técnico, parece ter ajudado o baiano, que voou no domingo para vencer o C1 1.000m. 

Basquete
E quem também está pronta para um recomeço é a seleção masculina de basquete. Depois de resultados castastróficos - como ficar de fora do Pan de Lima - e de colher os péssimos frutos de anos de gestão pífia da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a equipe teve bom desempenho nos amistosos e chega com moral para o Mundial da China, em que estreia no próximo domingo, contra a Nova Zelândia.

Mesmo na derrota para a França, em Lyon, num torneio amistoso, a seleção teve um bom desempenho. A vaga olímpica segue complicada, por conta da grande quantidade de boas seleções europeias na competição e as poucas vagas distribuídas, mas é um bom recomeço do basquete brasileiro.

Ivan Dias Marques é subeditor do CORREIO e escreve às terças-feiras


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/papa-manda-mensagem-as-familias-das-vitimas-de-brumadinho/
Pontífice lembrou 1 ano da tragédia, completado neste sábado (25)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-e-entenda-o-brexit-o-divorcio-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Prazo final para saída dos britânicos do bloco é dia 31 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/terceira-temporada-do-mundo-sombrio-de-sabrina-estreia-hoje/
Com apenas oito episódios, essa é a menor temporada da série produzida pela Netflix
Ler Mais