Um mar de tradição: conheça ao vivo a história do Dia de Iemanjá na Bahia

Às 11h desta quarta-feira (02), Jorge Gauthier conversa com o historiador Rafael Dantas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 às 11:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Praia do Rio Vermelho lotada. Movimento intenso nas ruas. O cheio das flores e da alfazema se misturam com a brisa do mar. Tudo isso, em 2022, será apenas memória do passado no dia 2 de fevereiro, quando se celebra o Dia de Iemanjá. Com a festa tradicional suspensa em função do momento da pandemia, o jornal CORREIO realiza um programa, ao vivo, pelo Instagram @correio24horas a partir das 11h para falar sobre a tradição da festa na Bahia. 

Apresentado pelo jornalista Jorge Gauthier, no programa Um mar de tradição: conheça a história da festa de Iemanjá o historiador Rafael Dantas falará sobre a tradicional festividade nas ruas da Bahia e explicará, por exemplo, os porquês de o Rio Vermelho ser o ponto central da devoção na rainha do mar no estado.  Restrições Um decreto municipal com todas as medidas sanitárias para a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, foi publicado dia 27 de janeiro.  Entre as medidas estão que o presente principal, ofertado pela colônia de pescadores, não ficará exposto para a população. Além disso, está proibida realização de qualquer ação de emissão sonora em todo o trecho da Avenida Oceânica entre o restaurante Sukiyaki e a Vila Caramuru. Ambulantes também não serão permitidos neste trecho.

No entanto, diferente do ano passado, os bares e restaurantes poderão atuar em horário normal, com a utilização apenas de som ambiente. Segundo o prefeito Bruno Reis, a exigência do cartão de vacinação e o cumprimento dos protocolos sanitários permite que os estabelecimentos funcionem normalmente.

O acesso de pessoas às praias entre o restaurante Sukiyaki e a Colônia de Pescadores Z1 estará interditado a partir de zero hora do dia 1º de fevereiro até as 6h do dia 3 de fevereiro. O trânsito estará liberado normalmente na Avenida Oceânica. 

#iemanjanocorreio2022 #iemanjanocorreio #iemanja #odoya