'Um novo tempo apesar dos perigos': os desafios do pós-pandemia em 8 áreas

Em formato inédito, Agenda Bahia traz trilhas de conhecimento para antecipar o cenários futuros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2021 às 04:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Imagem mostra bastidor da gravação do programa (foto: Arisson Marinho)

O tempo, esse senhor tão bonito, transforma  velhas formas do viver e, apesar dos castigos que nos impõe, ele segue e muda tudo o tempo todo. Compositor de destinos, o tempo é também o maestro da vida. E nessa sinfonia, nos trouxe até esse interlúdio pandêmico. Apesar de toda a fadiga, injustiça, pecados e enganos, temos a esperança para nos socorrer.  Pouco sabemos dos próximos atos, mas é possível ver algumas pistas. 

O instante é de refletir, cooperar, experenciar, inovar e ressignificar. É o Tempo 21, tema da nova edição da Agenda Bahia. Neste ano, o evento revelador de tendências globais apresenta oito trilhas de conhecimento em um formato inédito. Os caminhos que apontam o porvir estão mapeados em sonhar, criar, incluir, educar, vida ao ar livre, movimentar, ressignificar e alimentar. Curadora de conteúdo  do Agenda Bahia, a jornalista Rachel Vita explica cada uma das trilhas:  Sonhar "Resgatar a arte de sonhar é essencial para construir o futuro. Seja pela sabedoria ancestral, pelo impacto mental  do distanciamento social ou pela importância do dormir para  construir futuros". 

Criar  " Nessa trilha, temas como ESG, Trabalho, Figital,  impacto social e Economia Criativa ganham destaque".

Incluir "A ideia aqui é ter uma conversa franca com especialistas sobre o poder transformador da inclusão".  

Educar "Debate sobre como a educação  pode engajar, acolher, ensinar e nos preparar para  novos tempos". 

Vida ao ar livre "As cidades já não são as mesmas. Nem pessoas, empresas e governos. A  proposta é convidar quem está pensando o Viver impactado pelas mudanças do clima, ‘Cidade 15 minutos’; e pela ‘floresta’ nas cidades’". 

Movimentar "Vamos debater sobre a  mudança de comportamento do cidadão; a mobilidade sustentável e a nova dinâmica do Turismo". 

Ressignificar "Do autoconhecimento à relação com sociedade. O que é essencial ressiginificar no Tempo 21?". 

Alimentar "Queremos mostrar a rastreabilidade sustentável dos alimentos como diferencial competitivo e quais são as mudança de hábitos de consumo e na produção". 

Todo esse contexto é explorado em um programa audiovisual de 2 horas dividido em quatro atos e disponibilizado nas plataformas digitais do CORREIO. Nele, a jornalista Rosana Jatobá, debate com 11 participantes com expertises complementares:  David A. Wilson, consultor de diversidade, americano de nascimento que vive na Bahia; Demetrio Teodorov, futurista e estrategistas de marcas como a BRF; Karine Oliveira, fundadora da Wakanda Educação Empreendedora; Felipe Mendes Castanhari, youtuber eleito pela Forbes como um dos trinta jovens mais promissores do país;

Bárbara Carine, idealizadora da escola afro-brasileira Maria Felipa; Carlos Cadena-Gaitan, ex-secretário de Mobilidade da cidade de Medellín (Colômbia)  eleito líder de sustentabilidade do Futuro em 2015; Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufba e ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Rachel Biderman, vice-presidente para as Américas da Conservation International; e Sidarta Ribeiro, neurocientista,  escritor, professor e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

A própria Rosana é especialista na agenda  ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), sigla que tomou conta do mundo dos negócios e que mostra que em nome de um futuro melhor, as empresas precisam estar comprometidas com o meio ambiente, a responsabilidade social e a boas práticas de governança corporativa. 

Não adianta fugir, tudo agora está por um segundo. Mas o compositor de destinos é do bem, e é possível que depois do adágio,  a humanidade dance o minueto.  

O programa do Agenda Bahia 21 pode ser assistido aqui 

O Agenda Bahia 2021 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Unipar, parceria da Braskem, apoio da Sotero Ambiental, Tronox, Jotagê Engenharia, CF Refrigeração e AJL Locadora e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Sistema FIEB, Sebrae, Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Rede Bahia e GFM 90,1.