Um pé de quê?! 'Planta Pênis' floresce com cheiro de carne podre em parque holandês

A espécie Amorphophallus decus-silvae é conhecida pelo formato semelhante ao órgão sexual e pelo seu forte odor usado para atrair insetos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2021 às 21:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Jardim botânico da Universidade de Leiden

Com quase 2 metros de altura, “planta pênis”, ou Amorphophallus Decus-Silvae, se ergue em meio a um jardim na Holanda. Extremamente rara, essa é a apenas a terceira vez que a espécie floresce na Europa desde 1997. Mas além do nome, o que surpreende é o terrível odor, que lembra o cheiro de carne podre. 

A planta, conhecida em inglês como “penis plant”, devido sua semelhança com o órgão sexual, tem seis anos e foi cultivada pelo voluntário Rudmer Postma, informa o jardim botânico Leiden Hortus Botanicus, da Universidade de Leiden, na Holanda. Reprodução/ Jardim Botânico da Universidade de Leiden A espécie é originária da ilha de Java, na Indonésia. Seu forte odor emitido só ocorre durante o florescimento, que necessita de um ambiente muito quente e úmido, o que torna difícil de cultivá-la na Europa.

O cheiro, no entanto, tem um propósito. Ele é usado para atrair moscas e outros polinizadores para ajudar na sua reprodução.