Assine

Unicamp cancela aulas por coronavírus; Ufba está em alerta


 

Universidade baiana não cancelou atividades, mas recomenda que alunos não façam viagens internacionais

  • Da Redação

Publicado em 12/03/2020 às 11:21:59
Atualizado em 20/04/2023 às 23:01:04
. Crédito: Foto: Divulgação / Unicamp

A primeira faculdade pública a cancelar as aulas por conta da pandemia global de coronavírus foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A instituição anunciou nesta quinta-feira (12), a suspensão das atividade entre os dias 13 e 29 de março.

Segundo o G1, o Ministério da Educação (MEC) informou que não tem notícia de nenhuma outra universidade, pública ou privada, com atividades suspensas por conta do Covid-19. Nesta quarta (11), inclusive, publicou no seu portal uma orientação a respeito:

"O Ministério da Educação (MEC) informa que tem orientado às instituições de ensino o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Neste momento, não há recomendação para suspensão de aulas."

Só no campus de Campinas, 50 mil pessoas circulam pela universidade todos os dias. As aulas do ano letivo já começaram.

Ufba em estado de alerta O aumento do número de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no Brasil fez a Universidade Federal da Bahia (Ufba), seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) tomar algumas decisões por cautela. Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (11), a universidade sugere que as viagens internacionais, quando possível, sejam adiadas, "e que a realização de eventos que promovam grandes aglomerações – em especial aqueles que reúnam públicos vindos de algum dos países onde esteja havendo transmissão local do coronavírus – seja reavaliada por seus respectivos realizadores, optando-se, quando possível, pela remarcação ou mesmo suspensão das atividades, até que cesse o surto internacional do coronavírus". Consulte aqui os eventos previstos para acontecer na Ufba.

Apesar do alerta, a Ufba informou que mantém, por enquanto, as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, decisão tomada com base em informações oficiais divulgadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), MS e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O Brasil tem 34 casos confirmados da doença - dois deles na Bahia. Em Salvador, escolas têm recomendado que crianças que viajaram a países com casos da doença fiquem em casa.

A Ufba recomenda também aos membros da comuidade universitária que os visitantes que tenham chegado de viagem recente a algum dos países com registro de transmissão do novo coronavírus, e que estejam apresentando sintomas ou que tenham tido contato direto com pessoas com sintomas da doença, que procurem os serviços de saúde pública.