Unidade de saúde é arrombada e computadores são furtados em Nazaré

SMS diz que já estuda mudança para outro prédio, após sequência de crimes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2021 às 10:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reproduçao/TV Bahia

O Serviço de Atenção Especializada São Francisco (SAE), em Nazaré, foi arrombado e invadido por ladrões na madrugada desta terça-feira (13). Computadores e bebedouros foram roubados - ao todo, 8 CPUs, um micro-ondas, produtos de limpeza, material para curativo e duas calças. Além disso, o salão ficou alagado por causa de um vazamento de água.  

No mesmo prédio funcionam também um posto da Vigilância Sanitária e o Distrito Sanitário do Centro Histórico, que também foram revirados pelos bandidos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o serviço foi suspenso hoje por conta da invasão e só serão retomados depois de perícia no local. Quem agendou horário deve remarcar. 

A SMS diz que já identificou um novo prédio na mesma região para mudar o SAE em busca de mais segurança. Já foram registrados sete arrombamentos e roubos no primeiro semestre desse ano no local. “Isso é uma coisa que estamos temerosos. Os servidores estão em pânico. As autoridades tanto policiais como da secretaria de saúde precisam tomar um posicionamento”, disse uma servidora identificada como Maria Auxiliadora à TV Bahia.  

O CORREIO esteve no local na manhã dessa terça e tentou falar com os funcionários sobre o arrombamento, mas eles disseram que não podiam se pronunciar por ordens da coordenadora do espaço, que também não atendeu a imprensa.   Entrada do Serviço de Atenção Especializada São Francisco (Foto: Daniel Alosisio/CORREIO) Durante o período em que a reportagem esteve no espaço, uma pessoa em situação de rua buscou atendimento na unidade, mas não conseguiu ser recebida por causa da suspensão das atividades. O local não tinha água por causa do vazamento causado durante o arrombamento.  

Segundo o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), ocorrências como essa são comuns, principalmente nas unidades do Centro ou localizadas em bairros considerados perigosos. “Infelizmente, isso é algo muito comum e que tem atrapalhado a vida dos nossos servidores”, lamentou Pedro Barreto, coordenador de Comunicação e Imprensa.  

Policia Militar disse que não foi chamada para atender a ocorrência   Mesmo com o roubo constatado, a Polícia Militar não foi chamada para atender a ocorrência. Isso, pelo menos, foi o que disse a 2ª Companhia, que é responsável pelo policiamento na região onde o Serviço de Atenção Especializada São Francisco está localizado.  “No entanto, ao tomar conhecimento do fato, policiais militares da unidade foram até o local para averiguar a situação. Por fim, a instituição orienta a comunidade que, ao observar suspeitos ou ações delituosas, entre em contato pelo 190 ou o disque denúncia (181, válido para toda a Bahia). Também é importante que registre a queixa na Delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com os índices de ocorrências registradas”, disse a PM, em nota.  A Policia Militar também afirmou não possuir nenhuma operação especial voltada para a segurança dos postos de saúde e que atua de forma subsidiária, a partir do momento que é acionada.  

Já a Polícia Civil contou que um representante registrou a ocorrência na 1ª Delegacia (Barris) pela manhã. A unidade será a responsável por investigar o caso. A SMS garantiu que todas as ocorrências são registradas na delegacia e, normalmente, é encaminhado um pedido de reforço na segurança da área via oficio à Secretaria de Segurança Pública (SSP).  

A pasta municipal também foi questionada sobre quantas ocorrências do tipo já foram registradas nas unidades de saúde municipais e se há uma estimativa do prejuízo, mas eles disseram que só iam se posicionar através de uma nota que você confere no final do texto. Segundo o secretário Léo Prates, um sistema de vigilância eletrônica está sendo implantado, mas ele não deu mais detalhes.   

Confira a nota completa da SMS:  A Secretaria Municipal da Saúde informa que devido aos episódios de arrombamento registrados no SAE São Francisco, a gestão já identificou um novo prédio na região para remanejar o serviço, trazendo mais segurança aos servidores e usuários que são assistidos na unidade.  

Até a transferência para as novas instalações, os atendimentos seguem no local atual. Vale destacar ainda que a SMS já solicitou aos órgãos de segurança pública o monitoramento ostensivo da área onde funciona o posto para evitar a ocorrência de novos furtos.