Assine

Unidade de saúde é inaugurada no bairro de Jardim Campo Verde


 

Posto fará até 300 atendimentos por dia

  • Da Redação

Publicado em 27/08/2020 às 11:23:00
Atualizado em 21/04/2023 às 13:06:06
. Crédito: Gil Santos/CORREIO

Toda vez que tinha que ir ao médico a dona de casa Rafaela Nascimento, 39 anos, precisava caminha quase 1h até o posto de saúde mais próximo de casa. Ela mora no bairro de Jardim Campo Verde, na Ceasa, uma região na fronteira entre Salvador e Simões Filho. A paletada, como ela definiu, era feita por ela, as duas filhas e outros vizinhos que viviam a mesma situação.

“A gente não sabia o que era pior, se caminhar na chuva ou embaixo do sol quente. Nosso bairro precisa de mais atenção. Então, quando a gente ficou sabendo que iriam construir um posto de saúde aqui ficamos muito contentes, mas muita gente não acredito até eles começarem a obra”, contou.

A nova Unidade de Saúde da Família (USF) foi entregue pela prefeitura de Salvador na manhã desta quinta-feira (27). O novo posto fará até 300 atendimentos por dia. O prefeito ACM Neto fez a entrega e contou que a unidade era uma reivindicação antiga da comunidade. O prédio é a única estrutura pública na região e a inauguração atraiu muitos moradores.

"Essa é a 13ª unidade de saúde que nós estamos inaugurando somente nesse período da pandemia e que até o final do ano vamos entregar outros postos. Não posso deixar de destacar essa evolução da atenção básica de saúde em nossa capital. Salvador tinha a pior cobertura de atenção básica de todo Brasil, menos de 18% de toda população diretamente assistida pelo serviço básico de saúde. Hoje, já estamos com 56% de cobertura e a meta até o fim do ano é chegar até 60%", afirmou o prefeito.

O investimento na USF do Jardim Campo Verde foi de R$ 1,2 milhão, e a nova unidade possui 561,64 m² de área. Duas equipes de saúde da família vão trabalhar no local. A estrutura dispõe de cinco consultórios clínicos e mais dois odontológicos, além de farmácia, sala de procedimentos, serviços de coleta, curativo, vacina e almoxarifado. 

O posto também tem sala de lavagem, esterilização, copa, vestiários masculino e feminino, abrigo de resíduos e seis vagas de estacionamento. O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, participou da entrega.

"Acredito muito que o poder público deve estar próximo daqueles que mais precisam. Estamos em uma localidade de difícil acesso, comunidade que não tem serviços e o poder público não estava presente. Serão duas equipes de saúde da família trabalhando aqui. A unidade vai atender todas as enfermidades e 100% essa comunidade", disse.

Léo contou também que até o final de setembro todas as unidades de saúde básica da capital estarão integradas ao programa Salvador Protege, de monitoração da covid-19 - no momento, apenas 50% fazem parte da rede. O secretário disse também que a tem acompanhado as pesquisas sobre os casos de reinfecção do novo coronavírus registrados no mundo.

"Devemos fazer um inquérito epidemiológico, porque o que alguns estão vendo é reinfecção em pessoas que não desenvolveram anticorpos. Tudo ainda é muito novo e, por isso, a gente quer ver a situação epidemiológica aqui em Salvador", afirmou. Ele contou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também vão participar da iniciativa.