Unijorge oferece atendimento gratuito para ajudar com declaração do Imposto de Renda

Ação desenvolvida por alunos e professores da Unijorge será realizada até 15 de junho

Publicado em 29 de abril de 2020 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem tem dúvidas sobre a declaração do imposto de renda pode contar com a ajuda dos alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) para realizar a tarefa. Até 15 de junho, o grupo vai prestar um atendimento online gratuito para esclarecer dúvidas dos contribuintes e fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O atendimento é destinado para pessoas com rendimento anual de até R$ 90 mil.

O atendimento online vai ser realizado por 25 alunos e as declarações serão revisadas por professores e aprovadas pelo contribuinte antes do envio, explica o professor do curso de Ciências Contábeis da Unijorge e coordenador da ação, André Brito. O grupo espera atender centenas de pessoas.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foi prorrogado para 30 de junho. A data inicial era nesta quinta (30).

"Esse prazo venceria no próximo dia 30 de abril e está sendo prorrogado para entrega no dia 30 de junho. Portanto prorrogação por dois meses do prazo de entrega das pessoas físicas", afirmou o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, durante entrevista no Palácio do Planalto. 

A expectativa do governo federal é de que 32 milhões de contribuintes envie a declaração em 2020. 

Pelo modo completo, o contribuinte pode destinar 3% do imposto devido ao Fundo da Criança e do Adolescente de Salvador, sem pagar nada a mais, informa Brito. A contribuição pode ser comunicada a Apae, que então recebe diretamente o benefício.

“A disposição da Unijorge em abraçar a nossa causa é muito importante. A Apae Salvador completa 51 anos de trabalho ininterrupto às pessoas com deficiência intelectual e está precisando, mais do que nunca, do apoio de todos”, disse o coordenador de captação da entidade, Tiago Abelardo. Segundo ele, estes recursos serão utilizados na ampliação dos serviços de humanização do Centro Especializado em Reabilitação, no bairro de Coutos.

A ação é em parceria da universidade com o Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping. Para a realização da declaração, o interessado precisa enviar os documentos necessários (confira ao fim da matéria) digitalizados para o e-mail  [email protected].    Documentos necessários:   - Declaração do ano anterior (se tiver) em PDF ou arquivo de cópia de segurança;

- Dados de identificação do contribuinte (CPF, título de eleitor, endereço residencial com CEP, dados profissionais (profissão que exerce ou função));

- CPF, nome completo e data de nascimento  dos dependentes;

- Informe de rendimentos de todas as fontes onde trabalhou ou prestou serviços em 2019 e de aposentadoria, se tiver;

- Informe para IR de instituições financeiras (bancos);

- Notas de despesas médicas, planos de saúde  e de educação, seu e de seus dependentes;

- Documentação referentes aos seus bens  adquiridos em 2019 e de anos anteriores, caso não tenha a declaração do ano passado;

- Comprovantes de rendimentos com aluguéis;

- Outros: quem recebeu ou realizou pagamento de pensão alimentícia ou doação, recebeu herança, contratou empréstimos, recebeu FGTS, indenizações por ações judiciais (cíveis ou trabalhistas), devem apresentar a documentação correspondente.