Usuários do Bike Salvador percorrem mais de 33 mil km em 2019

sustentabilidade
09.07.2019, 13:00:00
Os soteropolitanos adotaram a bicicleta como meio de transporte no primeiro semestre desse ano, especialmente nos horários de pico (Divulgação)

Usuários do Bike Salvador percorrem mais de 33 mil km em 2019

O uso de bicicletas possibilitou que os moradores de Salvador economizassem 28 toneladas de emissão de CO2 na atmosfera

Os soteropolitanos adotaram as bicicletas como meio de transporte diário. Um levantamento realizado pelo sistema de bicicletas compartilhadas - operado pela Tembici com patrocínio do Itaú Unibanco – mostrou que, até junho, os usuários do Bike Salvador percorreram um total de 33 mil quilômetros, desde o começo do ano. O percurso equivale a quase todo o litoral russo, considerado o terceiro maior do mundo, e poderiam ter pedalado por quase cinco meses seguidos, somando todos os minutos percorridos de bike na capital baiana. 
O uso de bicicletas possibilitou que os moradores de Salvador economizassem 28 toneladas de emissão de CO2 na atmosfera. A cidade registra a maior concentração de viagens em dias úteis, durante os horários de rush. Com picos de uso de segunda à sexta entre 7h e 9h e das 17h às 19h, o que mostra que o sistema entrou para o cotidiano dos soteropolitanos como um modal de transporte para a ida e retorno das atividades do dia a dia.
As estações mais utilizadas se alternam durante a semana por conta da rotina dos usuários. A estação mais procurada é a Central Porto da Barra – tradicional ponto turístico da cidade.
O projeto Bike Salvador foi modernizado no início de 2018 e, hoje, opera com tecnologia moderna, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. Para ser usuário do sistema Bike Salvador é preciso usar o Salvador Card ou seu cartão do usuário Bike Salvador. Basta inserir o cartão na vaga da bicicleta escolhida. Outra possibilidade é baixar o  App Bike Itaú, digitando o código gerado pelo aplicativo, na vaga da bicicleta escolhida. Os planos são diversos e o usuário pode realizar viagens sem custo adicional, de até: 45 min de 2ª a 6ª feira, ou 90 min aos finais de semana e feriados. R$ 3 pelos primeiros 30 minutos excedentes e R$ 5 para cada 30 minutos adicionais. Para não haver cobrança adicional, é necessário fazer intervalos de 15 min entre cada viagem.
A devolução das bicicletas pode ser realizada em qualquer uma das estações da Bike Salvador. Para tanto, basta devolver a bike, encaixando a em uma vaga disponível. Verifique se ela está travada.  É possível localizar as estações com vagas disponíveis pelo site, pelo App Bike Itaú ou ligando para a Central de Atendimento.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-lanca-o-lover-o-setimo-album-de-sua-carreira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-paulista-o-terno-apresenta-novo-album-no-tca-nesta-sexta-23/
Disco <atrás/além> é o quarto da carreira do trio liderado por Tim Bernardes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rita-beneditto-apresenta-tecnomacumba-no-ic-encontro-de-artes/
Show acontece no Goethe-Institut nesta sexta (23), às 20h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-de-golpe-milionario-tem-prisao-preventiva-decretada-na-bahia/
Homem mentiu para a família e disse que ficou rico após ganhar na Mega-Sena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/skatista-de-11-anos-pode-representar-o-brasil-na-olimpiada/
Rayssa Leal estará em Lauro de Freitas neste fim de semana para disputar Circuito Brasileiro de Skate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-e-carlinhos-brown-agitam-a-semana-do-clima/
Artistas defenderam o meio ambiente e a luta pela preservação da natureza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-colocar-fogo-em-onibus-homem-se-esfaqueia-em-copacabana/
Vídeo mostra veículo tomado por fumaça; suspeito tem passagem por homicídio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/transito-na-acm-sera-modificado-a-partir-do-proximo-dia-31-veja-o-que-muda/