Vacina da AstraZeneca continua a ter balanço de benefícios positivo, diz EMA

coronavírus
23.04.2021, 14:42:15
Atualizado: 23.04.2021, 14:44:12
(Arquivo)

Vacina da AstraZeneca continua a ter balanço de benefícios positivo, diz EMA

"Efeitos colaterais mais sérios são de coágulos sanguíneos pouco usuais", diz nota

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Agência de Medicamentos Europeia (EMA, na sigla em inglês) afirma que os benefícios da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 superam seus riscos em adultos de todas as faixas etárias e que os casos de coágulos após a imunização são "muito raros". As declarações contam de uma atualização da EMA sobre o tema, divulgada nesta sexta-feira, 23.

A vacina, conhecida como Vaxzevria, está autorizada para uso na União Europeia para prevenir a covid-19.

Ela é apontada pela EMA como eficiente para evitar hospitalizações e mortes pelo vírus, com a maioria de seus efeitos colaterais "geralmente leves ou moderados", durante poucos dias.

"Os efeitos colaterais mais sérios são de coágulos sanguíneos pouco usuais com poucas plaquetas no sangue, com ocorrência estimada em 1 a cada 100 mil pessoas vacinadas", diz a agência em seu comunicado.

No período de quatro meses da aplicação da vacina na UE, a eficácia dela é por enquanto de 80%, segundo a EMA.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas