Vacina da Moderna contra coronavírus é 95% eficaz, indica estudo preliminar

Dados sobre o imunizante foram divulgados nesta segunda-feira (16)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2020 às 09:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Moderna, tem 95% de eficácia, conforme dados divulgados pelo laboratório nesta segunda-feira (16). A empresa informou que é um "grande dia" e que pretende soliciar a aprovação da vacina nas próximas semanas.

Para o estudo, foram testadas 30 mil pessoas nos Estados Unidos, sendo que metade recebeu duas doses do imunizante e a outra metade recebeu o placebo. Os dados sobre a taxa de eficácia foram analisados a partir dos 95 casos de covid-19 entre os voluntários.

Segundo o laboratório, apenas cinco dos casos de covid-19 ocorreram em pessoas que receberam a vacina, e 90 foram em pessoas que receberam o tratamento simulado. A empresa afirma que a vacina está protegendo 94,5%. Dos voluntários, 11 desenvolveram casos graves da doença, mas nenhum que tenha recebido o imunizante. 

"A eficácia geral foi notável. É um grande dia", disse Tal Zaks, o diretor médico da Moderna, à BBC News. A empresa não divulgou como a vacina se comporta em pessoas que fazem parte de grupos de risco, como idosos.

Assim como a Pfizer, a Moderna usou uma a mesma tecnologia para desenvolver o imunizante: injetando parte do código genético do vírus para provocar uma resposta imunológica.

A empresa espera ter até um bilhão de doses disponíveis para uso em todo o mundo no próximo ano e planeja buscar aprovação em outros países também.