Vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos começa nesta sexta (20); veja horários

Haverá novamente opção de drive-thru

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2021 às 14:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A prefeitura de Salvador anunciou o início da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nesta sexta-feira (20). A imunização será gratuita e contará com posros fixos e também drive-thru.

A ação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde da capital baiana, além de contar com equipes volantes que percorrerão os bairros com a aplicação da vacina.

Além dos pontos fixos e do posto intinerante, também haverá aplicação de vacinas em sistema drive-thru, na UniFTC, na Paralela. Essa modalidade ocorre somente aos finais de semana, das 8h às 16h, entre o dia 21 de agosto e 26 de setembro.

Todos os tutores que pretendem levar os cães e gatos para vacinar devem seguir algumas medidas de segurança, como utilizar máscaras de proteção. Além disso, os animais de estimação deverão estar com coleira e guia, além de focinheira para cães reativos. Os bichos também podem ser levados em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.

A Secretaria de Saúde pede ainda que, se possível, o tutor vá acompanhado, para auxiliar na hora da injeção.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A vacinação deve ser feita anualmente. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explicou Danielle Dantas, veterinária do CCZ.

Onde vacinar Na Liberdade, as vacinas estão sendo aplicadas nas CSs Maria Conceição S. Imbassahy e São Judas Tadeu e USFs Santa Mônica e San Martim.  Em Brotas, a população pode procurar as USFs do Candeal Pequeno, Santa Luzia, Mãe Olga de Alaketu e Mário Andréa - 14º CS.

No distrito da Barra / Rio Vermelho, as vacinas serão aplicadas no 5° CS Clementino Fraga, USF Alto das Pombas e CS Osvaldo Caldas. Já na região da Boca do Rio, as pessoas podem procurar a USF Curralinho e CSs César de Araújo, Zulmira de Barros e Pituaçu.

No distrito de Itapuã, as vacinas estão disponíveis nas USFs do Parque São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Alto do Coqueirinho, Ceasa I e II, 7° CS Professor José Mariani e 13° CS USF Professor Eduardo Mamede. Na área de Pau da Lima, os CS Edgar Pires da Veiga, PSF João Ramos Filho, UBS Dra. Cecy Andrade e USFs Canabrava e CS Dom Avelar estão realizando a aplicação das doses.

No distrito do Cabula / Beiru, os soteropolitanos podem levar os animais nos CSs Doron, Engomadeira, Barreiras, Calabetão, Mata Escura, Arenoso, Pernambués, Sussuarana e Edson Teixeira, além das USFs Arenoso, Fernando Filgueiras e Mata Escura, 6° CS Rodrigo Argolo e 11° CS Eunisio Teixeira.

Já a população do Subúrbio Ferroviário deve procurar USFs de São Tomé de Paripe, Estrada da Cocisa, Sérgio Arouca, Bate Coração, Alto de Coutos I e II, Congo, Faz.Coutos I, II e III, Vista Alegre, Nova Constituinte, Ilha Amarela e Itacaranha, assim como as PSFs Vila da Fraternidade, Beira Mangue, Tubarão, Plataforma e Alto da Terezinha, as CSs Paripe e Bariri e a PSF São João do Cabrito, além da Casa do Trabalhador.

As pessoas que moram em Cajazeiras têm disponível a UBS Nelson Piauhy Dourado, CS Cajazeira IV, PSF Cajazeiras VIII, USF Cajazeiras X, UE Cajazeira XI, CS Fazenda Grande I e USFs Boca da Mata, Cajazeiras e Palestina.