Vai para o Litoral Norte no feriadão? Veja horários para fugir do engarrafamento

bahia
10.10.2018, 12:24:00

Vai para o Litoral Norte no feriadão? Veja horários para fugir do engarrafamento

Feriadão terá mais de 2 mil veículos por hora em direção ao Litoral Norte

Foto: Divulgação/SSP-BA

A Concessionária Litoral Norte (CLN) estima que mais de 150 mil veículos trafeguem pela BA-099 entre quinta (11) e segunda-feira (15), por conta do feriadão de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil, comemorado no dia 12 de outubro.

Para fugir do engarrafamento, é bom ficar atento aos horários de maior movimentação de veículos e evitá-los. Os dias com maior movimentação no sentido Litoral Norte serão quinta-feira, entre 15h e 22h, e sexta-feira, das 7h às 16h. Já no domingo, na volta para Salvador, o tráfego mais intenso será das 13h às 20h. Nesses períodos, o movimento pode ultrapassar dois mil veículos por hora.

Para reduzir os transtornos com o grande aumento do número de carros, a CLN irá adotar algumas medidas. O painel que fornece informações do trânsito em tempo real será colocado em locais com maior fluxo de veículos.

Além disso, colaboradores vão atuar como orientadores de tráfego, sinalizando o trânsito livre para que os carros sigam o percurso em segurança, mantendo velocidade constante.

A equipe será reforçada com a convocação de colaboradores extras e papa-filas, atuando para garantir a produtividade. Os veículos operacionais da concessionária também estarão de prontidão para proporcionar mais agilidade e segurança nos atendimentos. A empresa sugere que o usuário tenha o dinheiro trocado, para agilizar o atendimento na praça de pedágio.

“Para contribuir com a fluidez do tráfego, foi feito um planejamento para adequar a quantidade de cabines e disponibilizar “papa-filas” trabalhando próximos à praça do pedágio. Dessa forma, os usuários poderão efetuar o pagamento da tarifa rapidamente para que possam seguir viagem”, relata Daniel Ovalhe, gerente de operações da CLN. Ele ainda destaca que os motoristas que usam as pistas automáticas podem ganhar mais tempo no trajeto pela BA-099.

Isenção do pedágio na Via Metropolitana
Para as pessoas que vão do Litoral Norte para Salvador, a Via Metropolitana, com acesso localizado na altura do km 8,5 da BA-099, próxima de Catu de Abrantes, em Camaçari-BA, é uma alternativa para fugir do alto fluxo de veículos na avenida Santos Dumont, antiga Estrada do Coco, em Lauro de Freitas.

Os usuários que pagarem a tarifa na praça de pedágio da CLN têm até uma hora para passar pela praça de cobrança da Via Metropolitana com isenção da tarifa, mediante a apresentação do cupom fiscal. Os usuários das cabines automáticas terão a isenção automática.

Viagem segura
A CLN recomenda que o motorista faça a manutenção preventiva do seu carro e que confira o estado de pneus (inclusive o reserva), cinto de segurança, faróis, luz de freio e pisca alerta. É recomendável também que sejam verificados óleo, amortecedores, extintor, e se no carro há triângulo, macaco e chave de roda em condições de uso.  Lembrando-se sempre: se beber, não dirija.

De acordo com a portaria de n° 135/17 da Superintendência de Transportes da Bahia (SIT), é vedado o tráfego de veículos com capacidade de carga superior a seis toneladas nos fins de semana e feriados, no trecho da BA-099 do Rio Joanes (Km 7,5) até a divisa da Bahia com Sergipe. A CLN recomenda que os usuários respeitem as leis de trânsito e dirijam com responsabilidade para reduzir a possibilidade de acidentes.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas